Abertura do São João do Nordeste: Festival Viva Garanhuns encerra edição com sucesso de público e celebrando a cultura regional

Evento se consolida como prévia da temporada junina na região, atraindo grande número de pessoas para a cidade […]

Leia mais…

publicado: 30/04/2024 16h22,
última modificação: 30/04/2024 16h22

O Viva Garanhuns se consolidou como a Abertura do São João do Nordeste no calendário de eventos de 2024. Foram ao todo cinco dias de programação, com grandes shows de forró e da música regional. O evento contou com uma média de público de 500 mil pessoas, considerando o polo da Praça Mestre Dominguinhos, polo do Parque Euclides Dourado, e os atrativos turísticos da cidade. O Viva Garanhuns 2024 é uma realização da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura.

A Secretaria de Cultura também foi responsável pela contratação de artistas nacionais e regionais, que se apresentaram em mais de 30 shows, nos dois polos de animação – sempre buscando a valorização de nomes do forró e da cultura nordestina. O processo de contratação artística também se deu por meio de edital convocatório, que contou com mais de 100 participantes.

De acordo com dados da Secretaria de Turismo, durante o período do evento, nos meios de hospedagem – incluindo hoteis e pousadas –, a ocupação ficou em cerca de 80% em dias de semana. Já durante os finais de semana, o número chegou aos 100% na maioria dos estabelecimentos consultados.

Na Praça Mestre Dominguinhos, a Secretaria Municipal de Saúde contou com um Pronto Atendimento, onde foram realizados 88 atendimentos e uma remoção para serviços de emergência. Ao todo, 21 profissionais da pasta estiveram atuando no Pronto Atendimento, incluindo profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe da Vigilância Sanitária realizou um total de 523 inspeções nos dois polos do evento, fiscalizando o acondicionamento e armazenamento dos comerciantes de alimentos e bebidas.

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos contou com um total de 26 funcionários entre assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais, técnicos de enfermagem e motoristas. Na Praça Mestre Dominguinhos e Parque Euclides Dourado, foram realizadas abordagens sociais e atividades educativas, com foco na prevenção e combate às violações de direitos contra as crianças. No polo principal, os profissionais atuaram com o acolhimento de crianças perdidas ou desacompanhadas, em parceria com o Conselho Tutelar. Os servidores também estiveram responsáveis pela organização e apoio no espaço do Camarote da Acessibilidade, com capacidade para 250 pessoas.

Em uma ação conjunta, as Secretarias de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e Assistência Social e Direitos Humanos promoveram o projeto ‘Guardiões Ambientais’, que tem como finalidade a sustentabilidade ambiental através da coleta seletiva dentro do evento. Por meio da ação, recicladores de materiais recicláveis receberam fardamentos, alimentação, equipamentos de proteção individual (EPIs) e cestas básicas.

A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) também destinou efetivos da brigada patrimonial e comunitária, com cerca de 225 guardas municipais, visando a segurança e fluidez do trânsito no Viva Garanhuns. Para garantir a efetividade dos serviços, a Autarquia também atuou com auxílio de imagens de câmeras, na central de videomonitoramento e das rondas motorizadas do motopatrulhamento. A Polícia Militar também atuou na segurança do evento, com um efetivo diário de aproximadamente 200 policiais. O trabalho foi essencial para que não fossem registradas ocorrências graves, sendo realizadas apenas uma apreensão por porte de entorpecente, duas apreensões por desacato e três encaminhamentos para a Delegacia de Polícia Civil.

A Secretaria de Comunicação Social e Secretaria de Cultura realizou o credenciamento de mais de 50 veículos de comunicação para cobertura do evento, além da cobertura jornalística com envio de releases, postagens em tempo real nas redes sociais e transmissão ao vivo no canal do YouTube da Prefeitura de Garanhuns, que contabilizou mais de 60 mil visualizações.

Assessoria de Comunicação – Secretaria de Cultura
Fotos: Ailton Vieira (PMG)