Garanhuns inicia aplicação da Vacina XBB contra a Covid-19 

publicado: 24/05/2024 17h42,
última modificação: 24/05/2024 17h42

Vacina da Moderna protege contra variante XBB do coronavírus e substitui a vacina bivalente

Garanhuns inicia nesta segunda-feira (27) a vacinação contra Covid-19 com a vacina XBB, da fabricante Moderna, em todas as Unidades Básicas de Saúde. O imunizante será administrado para as pessoas dos grupos prioritários, maiores de 5 anos. A vacina XBB será a nova dose de reforço da Covid, substituindo a vacina bivalente. Além das UBSs, a vacinação será administrada no ponto do Parque Euclides Dourado.

Idosos acima de 60 anos, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas devem tomar a vacina a cada 6 meses. Já os demais grupos prioritários, que incluem indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência, pessoas com comorbidades, população privada de liberdade e pessoas em situação de rua devem receber uma nova dose a cada ano.

Pessoas saudáveis, acima dos 5 anos e fora dos grupos prioritários que não receberam nenhuma dose de vacina da Covid, com nenhum outro imunizante, podem receber uma dose de Vacina XBB. O restante da população que já se vacinou e que não se encontra em nenhum grupo prioritário não necessita mais de doses de reforço, de acordo com a orientação do Ministério da Saúde.

Já as crianças entre 6 meses e menores de 5 anos continuam recebendo a vacina Pfizer Baby até encerrar o estoque do município, obedecendo o intervalo previsto para a idade. Após o encerramento do estoque, este público também receberá a vacina XBB. O intervalo de aplicação para as crianças varia de acordo com as doses aplicadas, por isso, o ideal é verificar a Caderneta de Vacinação na UBS mais próxima.

A vacina XBB é uma versão atualizada da vacina contra Covid-19, que oferece maior proteção contra a variante XBB do vírus. Este imunizante já é utilizado em vários países, incluindo os EUA e a União Europeia, e foi aprovado pela Anvisa em março de 2024. A vacina XBB foi aprovada para uso em todos os adultos e crianças acima dos 6 meses de idade.

Assessoria de Comunicação — Secretaria de Saúde de Garanhuns