Mais de mil jovens já foram imunizados em Garanhuns

publicado: 09/05/2017 09h03,
última modificação: 09/05/2017 09h16

A vacina de HPV é disponibilizada nas Unidades de Saúde do município

por DANIELA BATISTA
9 de maio de 2017

O Brasil é o primeiro país na América do Sul a oferecer a vacina de HPV para meninos. O Ministério da Saúde já disponibiliza gratuitamente, desde 2014, a vacina para meninas de 9 a 13 anos. Para os meninos, a medida foi adotada em janeiro deste ano. Em Garanhuns, durante o período de janeiro a março de 2017, cerca de 1.120 meninos e meninas já foram vacinados. O Governo Municipal de Garanhuns disponibiliza, por meio da Secretaria de Saúde, as vacinas de HPV nas Unidades de Saúde do município.

A imunização previne o câncer de colo uterino, peniano, retal, vulva, vagina, ânus e orofaringe.  No momento da vacinação, além da vacina de HPV, o jovem também toma a dose de Meningo C, que previne a Meningite, para meninos e meninas de 12 a 13. A coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Luciana de Andrade, fala sobre o quantitativo de jovens que já receberam as vacinas. “No ano passado, de janeiro a março, foram 226 meninas vacinadas. Com essa decisão de também imunizar os meninos, houve um aumento significativo. Foi uma medida muito importante, porque eles também se arriscam. Há o risco de contraírem o câncer de pênis, que hoje em dia é um problema de saúde pública grave. Ele pode acarretar problemas como amputação do membro”, finaliza.

A vacinação pode ser feita de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, em qualquer unidade de saúde do município. É necessário estar portando a caderneta de vacinação da criança/adolescente.

Foto: Arquivo Secom/PMG