Ações aconteceram em parceria com militares do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado e beneficiaram mais de 150 pessoas
por AQUILLES SOARES
08 de maio de 2017
Dando continuidade às atividades do Projeto Glaucoma em Garanhuns, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a empresa Oftalmo PE, realizou, nesta segunda-feira (08), diversos atendimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de São Pedro. A atividade contou com a participação de toda a equipe de saúde da família da localidade, bem como o apoio de militares do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BIMtz); ao todo, foram disponibilizados 180 atendimentos à população até o fim do dia.
Após ter concluído os atendimentos na zona urbana do município, o projeto segue sendo desenvolvido nos distritos garanhuenses, sendo São Pedro a penúltima unidade a receber as atividades. Foram disponibilizados exames de oftalmoscopia (exame de fundo de olho), tonometria (medição da pressão interna do globo ocular), campimetria (exame que avalia a percepção visual central e periférica da paciente), biomicroscopia de fundo (exame com lâmpada de fenda que avalia o olho em detalhes).
Em auxílio aos procedimentos realizados, seis militares do 71º BIMtz disponibilizaram uma estrutura com três tendas para comportar o contingente de pessoas que aguardavam atendimento. “A agente comunitária de saúde foi até minha casa e perguntou se eu queria fazer parte dessa ação e eu aceitei. É um projeto grandioso que reúne as pessoas que não podem se locomover até a zona urbana”, afirmou a aposentada Maria José Bezerra, de 61 anos.
O projeto Glaucoma visa atender ao público de diversas comunidades que são assistidas pelas 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). “Essa parceria viabilizou o atendimento a um grande público e a adesão foi um sucesso; julgo essa uma iniciativa das mais sensatas, pois não tínhamos como deslocar boa parte desses pacientes que em sua grande maioria são idosos. Avalio de forma positiva também a ação dos agentes comunitários, que foi a pessoa responsável dentro da microárea”, explicou o médico da unidade, Ulisses Pereira.
Fotos: Aquilles Soares – (Secom/PMG)