Com a implantação, os pacientes terão acesso às informações relacionados ao próprio histórico de saúde
por RUTHE SANTANA
As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco, estão implantando o prontuário eletrônico em seu sistema de atendimento. No âmbito municipal, a plataforma digital fará com que cada atendimento dos pacientes seja acompanhado nos diversos serviços, incluindo dados e resultados de exames, assim como verificar em tempo real a disponibilidade de medicamentos ou mesmo registrar as visitas dos agentes de saúde, melhorando o atendimento ao cidadão. Até o momento, cinco unidades já estão utilizando o novo método no atendimento.
A transmissão dos dados da rede municipal para a base nacional, 100% digital, permitirá também que o Ministério da Saúde acompanhe o histórico do paciente e verifique, de forma online, como as verbas do Sistema único de Saúde (SUS) estão sendo aplicadas. O prontuário permite eficiência, transparência e economia ao consultar exames e a oferta de medicamentos, por exemplo, e, ainda, faz com que o cidadão possa fiscalizar o SUS. Em suma, a ação irá ampliar o acesso e a qualidade da assistência prestada à população, tornando o atendimento ainda mais efetivo.
Com a implantação, os pacientes terão acesso às informações relacionados ao próprio histórico, como solicitações de exames, encaminhamentos para especialistas e fornecimento de remédios. De acordo com o secretário de Saúde de Garanhuns, a implantação do prontuário é de benefício para todos. “A medida fará com que possamos acompanhar o histórico médico de cada paciente, oferece uma melhoria na qualidade da gestão da Atenção Básica, traz benefícios para os profissionais e, claro, para os garanhuenses. Com a iniciativa, o município só tem a ganhar. E esse é mais um motivo de comemoração”, comentou Alfredo de Góis.
Fotos: Ruthe Santana – Secom/PMG
Data: 13/12/2016
Atendimento à imprensa:
(87) 3762.0109