Mobilização nacional segue até o dia 31 deste mês
A Secretaria de Saúde de Garanhuns, durante esta semana, tem promovido atividades e intensificado ações direcionadas às pessoas com deficiência. O intuito dessas ações, realizadas em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência, é sensibilizar a sociedade para os direitos fundamentais das pessoas com deficiência. A mobilização nacional tem como tema “Transversalidade: O Caminho para as Políticas Públicas Inclusivas”. As 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e os dois pontos de apoio estão envolvidos nas ações, que seguem até o dia 31 deste mês.
Inserida nessa ação, na manhã de ontem (26), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila do Quartel realizou uma palestra educativa sobre o autismo. O momento de aprendizagem, debate e troca de experiências, teve o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o assunto e fazer com que as pessoas entendam ou ampliem o seu conhecimento sobre a criança e pessoa autista. Maria de Lurdes participou da palestra e falou sobre o momento. “Foi muito interessante, porque não conhecíamos todos esses detalhes do autismo. E uma vez que sabemos disso, mesmo que não tenhamos ninguém na família com esse problema, nós podemos ajudar outros que tenham e colaborar com o combate ao preconceito”, comentou a garanhuense.
Além das palestras, rodas de conversa e outras atividades que estão sendo realizadas nas unidades de saúde, será realizada, nos dias 1 e 2 de setembro, uma capacitação sobre o autismo para os mais de 200 agentes comunitários de saúde. O momento acontecerá no auditório da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam), das 8h às 12h. A discussão visa qualificar os profissionais de saúde para fazer a triagem na população, reconhecer os sintomas da doença e participar desse processo de inserção dos autistas na sociedade.
Texto e fotos: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico
Informações para a imprensa:
(87) 3762,0109 (Secom/PMG)