Secretaria de Saúde de Garanhuns capacita militares para ação de combate ao Aedes aegypti‏

publicado: 16/02/2016 15h54,
última modificação: 17/02/2016 09h58

O objetivo da capacitação é tornar os militares aptos a realizar o tratamento focal nas residências do município

por RUTHE SANTANA

Dando continuidade às atividades de combate ao Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde do município de Garanhuns, no Agreste Meridional do Estado, promoveu na manhã desta terça-feira (16), uma capacitação para aproximadamente 30 militares do 71° Batalhão de Infantaria Motorizada (71 BIMtz). O objetivo do momento foi tornar os militares aptos a realizar o tratamento focal nas residências do município. A atuação dos militares inicia ainda hoje, no turno da tarde, e seguirá durante esta semana.

Na capacitação, realizada na sede do 71° BIMtz, os militares receberam orientações técnicas sobre a utilização do pyriproxyfen – larvicida recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). As características do produto, modo de ação do larvicida, doses indicadas e procedimentos para uso, aspectos toxicológicos e indicação de equipamentos de proteção individual foram os temas trabalhados na capacitação. O treinamento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o 71 BIMtz, com o apoio da V Gerência Regional de Saúde (V Geres).

Um dos coordenadores do Programa Municipal de Combate à Dengue, Anilson Leite, fala sobre a capacitação. “Durante esse momento, nós vimos com os militares todos os temas de uso e manuseio do larvicida, para que eles possam atuar individualmente na aplicação do larvicida em cada residência daqui da cidade. Isso será de grande ajuda para que a gente possa acompanhar os casos que estão sendo denunciados no município”, comentou. Na tarde desta terça-feira (16), os militares já iniciarão a ação de tratamento focal, junto aos agentes de endemias.

O secretário de Saúde de Garanhuns, Alfredo de Góis, falou sobre a atuação dos militares em Garanhuns. “Contar com esses militares na realização dessa ação é, com certeza, um reforço muito grande em um momento bastante oportuno. Estamos todos muito satisfeitos com essa parceria, pois sabemos que, contando com esses militares junto conosco nas ruas, obteremos resultados mais eficientes no que diz respeito ao combate ao mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e do Zika vírus. Então esse momento de capacitação e continuação da mobilização representa mais um passo nessa luta”, finalizou.

IMG_0351


Fotos: Ruthe Santana
Data: 16/02/2016
Atendimento à imprensa:
(87) 3762.0109