11ª Conferência Municipal de Saúde debate objetivos da saúde pública em Garanhuns

Realizada nos dias 27 e 28 de agosto, Conferência teve objetivo de elaborar propostas para o Plano Municipal de Saúde
[…]

Leia mais…

publicado: 03/09/2025 16h36,
última modificação: 10/09/2025 18h37

Nos dias 27 e 28 de agosto, o Conselho Municipal de Saúde e a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, promoveram a 11ª Conferência Municipal de Saúde. O evento reuniu usuários, gestores e trabalhadores do Sistema Único de Saúde para discutir e elaborar propostas que servirão como base do Plano Municipal de Saúde 2026-2029.

A abertura da Conferência, realizada na Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), contou com a participação de autoridades municipais, estaduais e de saúde de Garanhuns. “Esse é o momento de construção, de ouvir e também de falar. Aproveitem essa oportunidade para analisar as melhorias que precisamos implementar na nossa saúde pública”, declarou o prefeito Sivaldo Albino.

“Ao longo dos últimos anos, já ampliamos os nossos serviços e fortalecemos a rede municipal de saúde. Esse trabalho é constante e repleto de desafios e, para isso, contamos com o apoio de todos para construirmos o futuro da nossa saúde”, comentou a secretária de Saúde de Garanhuns, Catarina Tenório.

A 11ª CMS homenageou personalidades que deixaram um legado de contribuições importantes ao município: o médico gastroenterologista Paulo Mendonça, atual coordenador do curso de medicina da Aesga, e a enfermeira Maria Sueli Santos Lima, que atuou como coordenadora de Atenção Básica e secretária de Saúde de Garanhuns. A homenagem a Sueli, falecida em 2024, foi recebida pela família.

A conferência magna debateu o tema “Garanhuns em Movimento pela Saúde: desafios locais, compromissos coletivos”, com as palestras de Lindinere Ferreira, conselheira estadual de saúde, e Luiz Valério Soares, coordenador de Saúde LGBT da Secretaria Estadual de Saúde.

Durante a quinta-feira (28), os conferencistas se dividiram em cinco eixos para a elaboração de propostas: Atenção Primária, Atenção Especializada, Vigilância em Saúde, Trabalho no SUS e Controle Social, Gestão e Financiamento. Foram aprovadas 12 em cada eixo, totalizando 60 propostas que irão subsidiar o Plano Municipal de Saúde 2026-2029.

Fotos: Paula Mayer (PMG)