​Residência em obstetrícia chega a Garanhuns

publicado: 19/05/2016 17h15,
última modificação: 19/05/2016 17h15

Além de contribuir com a formação dos profissionais, a qualificação reforça o atendimento materno-infantil no município

 

por RUTHE SANTANA

Com o intuito de fortalecer a linha de cuidado materno-infantil, foi aberta em Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco, o Programa de Residência em Enfermagem Obstetrícia. A residência está sendo oferecida pela Secretaria de Saúde de Pernambuco, em parceria com a Secretaria de Saúde de Garanhuns, e é ofertada de forma regionalizada, chegando também a Caruaru e Arcoverde. A cada região de saúde, duas vagas foram oferecidas. Além de contribuir com a formação dos residentes, o programa irá contribuir com a assistência materno-infantil em Garanhuns. O programa de residência foi iniciado no mês de março, e durante os meses de maio e junho, os profissionais estão em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

A especialização, em formato de residência, irá ampliar a qualificação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS) em toda a região. “É uma satisfação para nós poder contribuir com a formação desses profissionais que são necessários para rede de saúde, não só do nosso município, mas para toda a região, aumentando a quantidade de especialistas em nossa cidade, que atenderão as demandas crescentes da população e irão colaborar para uma assistência de melhor qualidade, redução da mortalidade materna e a implementação de políticas públicas, por exemplo. Essa iniciativa é de muito ganho para toda a população”, afirmou o secretário de Saúde, Alfredo de Góis.

A partir da formação, os profissionais estarão qualificados desde a Atenção Básica (AB) até a alta complexidade. A apoiadora desse programa de residência pela Escola do Governo de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), Lilian Sampaio, falou sobre a relevância da qualificação. “A residência de enfermagem em obstetrícia contribui fortemente com a formação do profissional enfermeiro, pois eles saem especializados naquela atenção e também contribui com a saúde da região e do município porque eles colaboram com a atenção dentro da unidade estando junto a um enfermeiro, contribuindo e aprendendo com o atendimento na unidade. O residente leva uma qualificação a esse atendimento, por meio da identificação de problemas, estudos de casos específicos dentro da unidade e o município é contemplado com o aprendizado desse residente”, afirma.

Passando por essa especialização, que tem carga horária de mais de 5 mil horas, os residentes estarão totalmente qualificados para atender a mulher, desde o período pré-concepcional, durante a gestação, no parto e no período puerpério. “E dentro de todos esses atendimentos que estaremos envolvidos, nós podemos trazer novas práticas obstétricas sendo direcionadas por evidências científicas e que sejam voltadas também à humanização da assistência em saúde”, comenta Dávila Cordeiro, que é residente em Garanhuns.

A enfermeira Adriana Sobral atua em uma das unidades que está recebendo uma profissional para a residência e falou sobre a contribuição que esse programa traz ao município. “Essa residência só vem para somar aqui no posto. O residente já é um profissional, então ele colabora com o atendimento e ainda estimula os profissionais a se capacitar, se atualizar. É muito bom receber um residente aqui e acaba sendo uma troca, nós o ajudamos e ele nos ajuda e muito”, destaca a enfermeira residente em Garanhuns.

RESIDÊNCIA  (1)


Fotos: Ruthe Santana – Secom/PMG
Data: 18/05/2016
Atendimento à Imprensa:
(87) 3762.0109