XI Virtuosi na Serra inicia programação em Garanhuns

publicado: 21/07/2015 23h46,
última modificação: 21/07/2015 23h49

Artistas renomados internacionalmente se apresentam
durante Festival de Inverno de Garanhuns

Com um clima bastante ameno e trazendo à cidade grandes artistas da música clássica, Garanhuns ganha, neste período, um charme ainda mais especial. Hoje (21), a XI Virtuosi na Serra iniciou sua programação na 25ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). A Catedral de Santo Antônio, no centro da cidade, é o palco para as apresentações eruditas durante o FIG.  A abertura da programação, realizada às 21h, ficou sob a responsabilidade do acordeonista ucraniano Alexander Hrustevich. Os concertos trazidos pelo Virtuosi seguem até quinta-feira (23), sempre às 21h.

Essa é a segunda vez que Alexander se apresenta no Festival de Inverno de Garanhuns e apesar de não falar português, ele comenta que gosta do contato com o público. “Estou muito feliz em estar mais uma vez em Garanhuns. Sei que encontro aqui um público muito carismático. Isso é importante pra mim”, afirmou o artista, que é considerado um dos melhores acordeonistas do mundo. Nascido na Ucrânia, Alexander sempre é convidado para se apresentar em vários países, incluindo a Polônia, Áustria, Alemanha, Itália e Espanha.

Alexander, de 32 anos de idade, graduou-se na Academia Nacional de Música da Ucrânia. O acordeonista é vencedor de vários concursos internacionais como “Golden Acordeon” (New York), “Od baroka do Jazza” (Polônia), entre outros. Durante sua apresentação de hoje, o artista executou concertos para violino de Tchaikovsky, Bach, Rachmaninov, Vivaldi e outras peças de piano clássico e de repertório orquestral. Transmitindo um expressivo conjunto de sentimentos, por meio da música, o artista conseguiu encantar todo o público presente, que lotou a catedral. “Eu gosto muito de toda a programação de música clássica e esse artista é sensacional. O modo como ele se expressa ao tocar, e passa isso ao público, é fantástico”, comentou a garanhuense Evanise Ferreira, de 45 anos de idade.

Amanhã (22), o público poderá apreciar o recital de piano de Daria Kiseleva, vencedora do IV Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro, em 2014. A russa tem participado de inúmeras competições e festivais internacionais. Encerrando a programação de música clássica no Festival de Inverno de Garanhuns, na sexta-feira (23), a Orquestra Jovem de Pernambuco se apresenta a partir das 21h, com a regência do maestro Rafael Garcia. Para o concerto, os solistas serão o violinista uruguaio Nicolas Giordano, o violoncelista búlgaro Stanimir Todorov e o violinista argentino Adrián Felizia.

Texto e fotos: Ruthe Santana
Revisão de texto: Cloves Teodorico
Informações para a imprensa: (Secom/PMG)