Evento realizado este mês movimentou a economia e promoveu o município através da cobertura da imprensa
por EDMÉA UBIRAJARA e AQUILLES SOARES
foto aérea K9 Produções
fotos palco Ayane Melo
27 de abril de 2018
A Prefeitura de Garanhuns divulgou nesta sexta-feira (27) os resultados da realização da quinta edição do Viva Dominguinhos, criado para homenagear a vida e a obra de José Domingos de Moraes, nascido em Garanhuns. De 19 a 21 deste mês, cerca de 200 mil pessoas estiveram nos dois polos da festa e a movimentação financeira gerada pelos moradores e visitantes beneficiou a economia local.
Os números obtidos por meio de uma pesquisa realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, relacionada a movimentação dos negócios da cidade durante o período do evento, atestam o sucesso no que diz respeito ao retorno financeiro. Principalmente em setores como rede hoteleira, alimentícia, e também para os comerciantes de alimentos e bebidas. Foram entrevistadas 85 pessoas, sendo 51 hotéis e restaurantes e 34 comerciantes de alimentos e bebidas.
Para 100% dos entrevistados a grade de programação e a divulgação do Viva Dominguinhos está aprovada. Deste total, 95% considerou que houve uma melhora em toda a logística do evento, quando comparada ao ano anterior.
Os empresários de hotéis e pousadas afirmaram que o volume da taxa de ocupação teve um aumento de 94% em relação ao restante do ano, finalizando com 91% da ocupação total dos cerca de 2,5 mil leitos disponíveis na cidade.
Já 84% da rede alimentícia entrevistada afirmou que obteve aumento nas vendas, de 58% em média. O Viva Dominguinhos gerou a contratarão de profissionais extras para atender a demanda em 44% dos hotéis e pousadas e em 55% dos estabelecimentos de alimentação. Já o fluxo de vendas para os comerciantes de alimentos e bebidas teve um acréscimo de 80% com as festividades.
A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos realizou 40 abordagens com distribuição de material informativo sobre violação de direitos das crianças e adolescentes nas barracas de comerciantes de alimentos e bebidas na Praça Mestre Dominguinhos. Foram realizadas ainda 15 abordagens semelhantes no Palco Canta Dominguinhos, localizado no Largo do Colunata.
O Conselho Tutelar realizou 20 atendimentos de abordagem social, incluindo o enfrentamento ao trabalho infantil, exploração sexual, pessoas em situação de rua; e a proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Dezenas de crianças e adolescentes foram encaminhados de volta para casa, pelo fato de não estarem acompanhadas dos pais ou responsável legal, ou este não estar portando documento de identificação.
A Secretaria de Saúde também teve papel fundamental. Durante a ação Fique Sabendo — Ônibus da Prevenção da SES foram realizados 498 de HIV, sífilis e hepatite C, atendendo a 166 pessoas. A ação de Assistência em Saúde – Urgência e Emergência realizou 55 atendimentos, sendo 56% do público feminino e 44% masculino com idades de 10 a 19 anos (35%), 20 a 29 anos (29%), 30-39 anos (11%), 40 a 49 anos (9%), 50 a 59 anos (9%), 60 a 69 anos (5%) e sem identificação (2%). O perfil dos atendimentos foi de 42% para aferição de Pressão Arterial, 36% para alcoolemia, 15% para dores gástricas, dispneias e paciente com febre e 7% de curativos.
Os shows noturnos no Palco Mestre Dominguinhos foram transmitidos ao vivo pela Globo Nordeste e pelo Facebook nos três dias de festa. As transmissões ao vivo dos shows na página oficial da Prefeitura chegaram a 115,1 mil visualizações, atingindo 340.453 pessoas. E a disseminação de notícias sobre o evento foi realizada pelos 125 profissionais de comunicação de diversas cidades do Nordeste, credenciados pela Secretaria de Comunicação Social.