Violência contra a mulher é pauta entre Secretarias Municipal e Estadual da Mulher e Polícia Militar

publicado: 25/05/2017 12h18,
última modificação: 25/05/2017 12h18

Momento procurou discutir formas de amparo à mulher vítima de violência

Por DANIELA BATISTA
25 de maio de 2017

Durante todo o dia de ontem, quarta-feira (25), a violência de gênero foi pauta de uma formação para os policiais do 9º Batalhão de Polícia Militar, em Garanhuns. A ação faz parte das discussões que a Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência de Gênero proporciona. A equipe da Secretaria da Mulher de Garanhuns esteve presente junto à Michele Couto, da Diretoria de Enfrentamento à Violência de Gênero da Secretaria Estadual da Mulher, e da Capitã Lúcia Helena, coordenadora da Patrulha Maria da Penha, da Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos da Polícia Militar.

“Nós estamos construindo todo um processo de entendimento e articulação na Polícia Militar. Estamos discutindo mecanismos para sermos mais eficazes com a mulher em situação de violência, para que ela seja atendida de forma rápida e efetiva. Essa construção está começando aqui, mas outros ambientes e organismos também vão ser conduzidos a uma formação específica no atendimento à mulher, como Polícia Civil, Ministério Público, o Poder Judiciário e Delegacia da Mulher”, destacou a titular da Secretaria da Mulher de Garanhuns.

Na ocasião, policiais de cidades como Capoeiras, Teresinha, Brejão, Correntes, Águas Belas, Lajedo e Garanhuns discutiram formas de como a PM pode atuar, compreender e agir em apoio à mulher vítima de violência, junto aos demais órgãos envolvidos.

A coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Capitã Lúcia Helena, realçou a importância de momentos como esse. “Infelizmente, desde crianças, todos nós aprendemos a sermos machistas. Aprendemos que existem papéis diferentes entre homem e mulher e que a mulher fica num local inferior quando é comparada ao homem. Momentos como esses são importantes para que criemos um debate sobre isso, que saia do nosso inconsciente e venha para o nosso consciente e que a gente verifique que isso é uma realidade ruim para a mulher”, afirmou. Ainda segundo a capitã, a reunião também teve o objetivo de articular uma Patrulha Maria da Penha em toda a área que abrange o 9º Bpm para atender às mulheres vítimas de violência que já possuem medidas protetivas inicialmente deferidas.

Encontro com Gleide Ângelo – No último dia 25 de abril, a secretária da Mulher de Garanhuns, Eliane Vilar, esteve em Recife, em um encontro com Gleide ngelo, delegada que assumiu o Departamento Investigativo de Elucidação dos Casos de Feminicídio em todo o estado de Pernambuco.

Fotos: Daniela Batista – Secom/PMG