VIII Concurso de Educação Ambiental tem inscrições abertas

publicado: 03/09/2015 14h45,
última modificação: 04/09/2015 10h13

Interessados têm até 02 de outubro para realizar inscrição

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Garanhuns (Codema) abriram inscrições para o VIII Concurso Escolar de Educação Ambiental (CEEA). A iniciativa, como nas edições anteriores, tem o objetivo de reconhecer trabalhos de estudantes das escolas públicas e privadas do município sobre a preservação da natureza. Os regulamentos das modalidades estarão disponíveis ainda hoje (03) no portal da Prefeitura de Garanhuns: www.garanhuns.pe.gov.br. As inscrições seguem até o dia 02 de outubro.

O desenvolvimento urbano, sem planejamento; a perda da biodiversidade, alterações climáticas, e as possíveis saídas para minimização desses problemas são algumas das temáticas abordadas no concurso. “O trabalho de instrução e educação ambiental precisa ser contínuo. É que preciso que toda a população se envolva na causa, mudando pequenas atitudes de sua rotina, assim alcançaremos resultados mais satisfatórios e sofreremos menos impactos ambientais”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e vice-presidente do Codema, Renato Mattos.

Entre as modalidades, os participantes do 1º ao 5º ano podem elaborar desenhos e redação. Já os alunos do 6º ao 9º ano poderão criar um cordel ou uma redação. Os alunos do ensino médio concorrem com a criação, também, de cordéis e redação. As escolas poderão participar com a criação de um projeto de educação ambiental. De acordo com os regulamentos da organização, os concorrentes, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio, têm ainda a opção de fazerem uma paródia – também em tema ambiental.

A Secretaria de Educação e Esportes (Seduce), Secretaria de Cultura (Secult) e a ONG Econordeste são parceiras na execução das etapas do CEEA. Ao final do concurso, além do reconhecimento na divulgação dos projetos, certificados de participação e de classificação, os vencedores receberão premiações simbólicas, que serão entregues no dia 31 de outubro e os três primeiros lugares de cada modalidade participarão de uma excursão para um hotel fazenda.

Para o presidente do Codema, Luís Sebastião, a viagem, para os vencedores, é uma forma lúdica de premiação, mas que também permite uma convivência com o ambiente natural e com os demais premiados. “Um momento como esse também serve como forma de educação ambiental e interação humana. Esperamos mais um ano de expectativas superados e mobilização total de nossas instituições”, comenta.

Confira, abaixo, o cronograma da realização das atividades:

Atividade/Período/Data/Local
– Provas das modalidades: 17 de outubro de 2015 – Colégio Municipal Letácio Brito Pessoa
– Apresentação das paródias: 24 de outubro de 2015 – Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti
– Premiação de todas as modalidades: 31 de outubro de 2015 – Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti

Texto: Cloves Teodorico
Imagem: Divulgação