Vendas no comércio de Garanhuns devem ter aumento no fim de ano

publicado: 08/12/2014 15h52,
última modificação: 08/12/2014 15h52

Pesquisas mostram expectativa do setor, que também
contrata mais durante o mês de dezembro

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns (SDE) realizou uma sondagem sobre as expectativas de vendas do comércio para o período de fim de ano.  Ao todo, 21 estabelecimentos, de segmentos variados, foram entrevistados. Os números apontam que, numa escala de 0 a 200, o nível de confiança dos empresários, para aumento na procura por produtos, está em 100.

Com a mesma metodologia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi verificado que 52,3% dos estabelecimentos fazem contratações temporárias para o período. Cerca de 57,1% responderam que o crescimento, em questão de lucratividade, será normal; pouco mais de 30% acreditam que esse aumento será forte e apenas 9,52% acreditam que será fraco em relação a anos anteriores. Uma das justificativas para a expectativa positiva da maioria é o acesso à renda para gasto em consumo.

Foram realizadas perguntas sobre a decoração natalina do município. Todos os representantes ou gerentes das lojas responderam que a concepção deste ano está aprovada, superando as expectativas. Desses, 85,7% respondeu que a infraestrutura de decoração influencia no aumento do fluxo de pessoas no comércio, conduzindo-os para consumir na cidade.

O Centro de Pesquisa do Instituto Fecomércio/PE também realizou, recentemente, um levantamento sobre o assunto. Segundo os dados, os empresários esperam aumentar em 3,2% as vendas de fim de ano em relação ao ano passado. A pesquisa da instituição destaca que 74,3% dos entrevistados pretendem comprar presentes no Natal. O município de Garanhuns é citado como destaque, já que 93% das pessoas que residem no município pretendem presentear alguém no Natal.


Texto: Cloves Teodorico
Foto: Arquivo Secom
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)