V Semana de Ressocialização e Cidadania segue até quarta (25)

publicado: 23/11/2015 18h02,
última modificação: 23/11/2015 18h03

O evento foi aberto hoje (23)

Na manhã desta segunda-feira (23), no auditório do Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite, foi aberta a V Semana de Ressocialização e Cidadania de Garanhuns. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Promotoria da Infância e Juventude de Garanhuns, e traz, este ano, o tema central “25 anos do ECA e o direito à Profissionalização: Resgate da Cidadania”. O evento contou com a presença de magistrados, representantes da sociedade e secretários municipais.

A secretária de Assistência Social fez a abertura do evento, ressaltando o carinho que se tem por todos os jovens ressocializados e a importância da sua inserção no mercado de trabalho. “A luta não é fácil, mas sabemos que é preciso determinação e força de vontade. Não desistam, deixem ser amados e trilhem pelos caminhos nos quais a equipe do Creas orienta”, finaliza a titular da pasta.

Dando continuidade à solenidade e bastante emocionada a coordenadora do Liberdade Assistida, Yacy Jandira, agradeceu ao apoio do judiciário e demonstrou sua preocupação com o futuro dos seus jovens. “Respeito e solidariedade não podem faltar num trabalho como esse. Acredito que Deus colocou cada um aqui por um propósito. O meu trabalho não fica restrito apenas a um pequeno acompanhamento desses jovens, me sinto na obrigação de ir em busca de um futuro para eles”, pontua.

O momento ainda contou com a palestra da promotora de Justiça da Infância e Juventude, Marinalva Almeida, quando falou acerca dos 25 anos do Estatuto de Criança e do Adolescente e o Direito à Profissionalização: Resgate da Cidadania. Em seguida, Dr. Maurício Gusmão, juiz de direito da Vara Regional da Infância e Juventude, explanou sobre a proteção integral e as medidas socioeducativas em meio aberto.

O evento segue até a próxima quarta-feira (25) com uma vasta programação. Confira, abaixo:

Dia: 24/11/2015 – terça-feira
Local: Sala de Treinamento da ESMAPE – Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite
Público: Adolescentes, familiares e demais interessados
Aplicabilidade e Execução das Medidas Socioeducativas
Palestrante: Exmo. Srº Drº Andrian de Lucena Galindo – Juiz de Direito da Vara Regional da Infância e Juventude da Comarca de Garanhuns/PE;
Orientações sobre normas e condutas exigidas para a inserção no mercado de trabalho
Palestrante: Exmª Srtª Raissa Barros – Assistente Social do SESC Garanhuns;
Escola Técnica SENAI Garanhuns – Parceria com a Liberdade Assistida
Palestrante: Exmª. Srª Herika Vanessa S. Barros – SENAI Garanhuns

Dia: 25/11/2015 – quarta-feira
Local: Sala de Treinamento da ESMAPE – Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite
Público: Adolescentes, familiares e demais interessados
Criança e Adolescente: Prioridade Absoluta para a Construção da Paz Social
Palestrante: Exmº. Srº Drº Domingos Sávio Pereira Agra – Promotor de Justiça da Infância e Juventude da Comarca de Garanhuns/PE;
Orientações sobre a saúde do homem em alusão a Campanha do Novembro Azul
Palestrante: Srº Wagner Nascimento – Coordenador da Saúde do Homem – Secretaria de Saúde de Garanhuns.