Universitários de Garanhuns serão voluntários do Filig

publicado: 02/10/2014 09h50,
última modificação: 02/10/2014 09h50

Doze estudantes universitários de Garanhuns serão voluntários do Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns, o Filig, que acontece de 9 a 12 de outubro, com atividades no Parque Ruben van der Linden, o Pau Pombo, e no Sesc. ” O Voluntariado é uma forma de a comunidade tomar o projeto em mãos e contribuir com os seus talentos e seu tempo, enfim, de participar como cidadãos”, afirma o curador, Antônio Nunes, o Tonton.

Estudantes de cursos, como Letras e Pedagogia, os voluntários foram selecionados pela Secretaria de Educação de Garanhuns. Depois da seleção, eles participaram de um treinamento, conduzido pela curadoria e pela produção do evento, no qual foram abordados, dentre outros temas, o relacionamento com o público e aspectos da legislação referente ao voluntariado.

Nos três dias do Filig, os voluntários circularão entre o Sesc Garanhuns e o Parque Ruben van der Linden, o Pau Pombo, orientando turistas e participantes do festival sobre o evento e também sobre a cidade. “Eles são representantes da boa acolhida da cidade em relação a quem for para o evento”, diz Tonton.

Para o curador do Filig, outro benefício do trabalho dos voluntários é ajudar na formação de novos leitores na cidade. “O Filig tem a proposta de ter uma continuidade e o voluntariado pode contribuir com esse caráter mais duradouro do Festival”, explicou.

Pré e pós Filig – As atividades do Filig começaram em agosto e seguirão até dezembro, com oficinas voltadas para professores e profissionais da área, tendo por objetivo formar multiplicadores de leitura para atuação direta em literatura infantil na cidade de Garanhuns.


Texto: Giovana Mesquita
Imagem: Divulgação
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)