Turistas acompanham Natal itinerante no bairro São José

publicado: 15/12/2016 23h01,
última modificação: 16/12/2016 09h15

Ação nos bairros de Garanhuns será encerrada na próxima semana,
com apresentações no Parque Fênix e na Cohab II

por CLOVES TEODORICO

Marcando média de 22ºC, a noite desta quinta-feira (15) foi marcada pela passagem do ‘Natal Luz nos Bairros’ na rua São Domingos, bairro de São José. Se apresentaram o Coral da Escola Gabriela Mistral, Grupo de Violões do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Heliópolis, Reisado Mestre João Tibúrcio e a Orquestra Manoel Rabelo (Omara). O vento frio e úmido não atrapalhou o público presente, que acompanhou atento os shows.

Depois de ter passado por outras sete localidades de Garanhuns, entre bairros e comunidades, a ação itinerante tem atraído não só moradores da cidade, mas também turistas que vêm dos quatro cantos do Estado e até de fora dele. Hoje, por exemplo, a cearense Iolanda Cândido era uma delas. “Eu vim a trabalho, cheguei hoje mesmo. Acabei ouvindo falar sobre o Natal daqui e resolvi vir prestigiar. É maravilhoso, um diferencial para a região”, disse a visitante de 35 anos de idade, que trabalha como vídeomaker.

O grupo de louvor da Escola Gabriela Mistral foi o primeiro a se apresentar. Criado há quatro anos, na própria instituição, em meio às vivências das datas comemorativas, o coral possui 30 integrantes e tem como regente a cantora Izabel Chalegra. Logo após, foi a vez das crianças assistidas pelo Cras Heliópolis entoaram clássicos natalinos, arrancando aplausos da plateia.

Mantendo a proposta de resgate de folguedos populares na grade de programação do evento, o Reisado Mestre João Tibúrcio entrou em cena. O reisado é composto por 17 pessoas de uma mesma família. Fundado desde a década de 60, eles se apresentam desde a primeira edição do Natal Luz de Garanhuns – ao lado de outros reisados municipais.

A centenária Orquestra Manoel Rabelo (Omara) encerrou a noite de shows no bairro São José. Regidos pelo maestro Lulinha, apresentaram, no repertório, músicas nacionais e internacionais. “Já estive aqui em outros anos de vento, mas esse ano está tudo mais bonito. Visitei a programação de fonte, da Prefeitura, e como meus pais moram aqui, vim participar também. O Natal Luz é uma conquista para a cultura de Garanhuns, meus parabéns a todos os envolvidos”, declarou a pedagoga Rozimar Patriota, 61 anos, que veio do Recife e estava acompanhando a apresentação.

Últimas passagens pela cidade – O ‘Natal Luz nos Bairros’ volta na próxima quarta-feira (21), na rua Carlos Drummond de Andrade, no bairro Parque Fênix. A partir das 18h30min, se apresentam o pastoril da Escola Ranser Alexandre, coral Renascer da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Cras Heliópolis com o espetáculo “O boi e o burro a caminho do Natal”; e o concerto de Natal do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz).

Encerrando a temporada 2016 da ação itinerante, na quinta-feira (22), a caravana segue para a rua Antônio Napoleão, na Cohab II. O momento será marcado pelas apresentações do pastoril da Escola Jean Piaget, coral do Colégio Santa Joana Dar’c, Reisado do Santíssimo Redentor e a Orquestra Manoel Rabelo.

_DSC0076 _DSC0070 _DSC0056 _DSC0046 _DSC0026 _DSC0018

Fotos: Camila Queiroz – Secom/PMG