Turismo e Cultura voltam a ser secretarias desmembradas

publicado: 21/06/2019 20h20,
última modificação: 21/06/2019 20h20

Ação visa atender demanda crescente dos eventos Viva Dominguinhos e A Magia do Natal

21 de junho de 2019

A partir deste mês, Garanhuns volta a ter em sua configuração do organograma institucional de Secretarias e Autarquias Municipais as pastas de Cultura e Turismo de maneira separadas. A Lei nº 4547/2019, que oficializa o desmembramento e reinsere a Secretaria de Cultura de maneira independente da Secretaria de Turismo, foi publicada no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Pernambuco nesta sexta-feira (21). O desmembramento foi avaliado, votado e aprovado pela Câmara de Vereadores.

Em razão da complexidade dos assuntos da Cultura, foi verificado ao longo dos últimos dois anos em que a pasta esteve ligada à Turismo, que determinados assuntos necessitavam de atenção especial, precisando disponibilizar um direcionamento específico às temáticas culturais, sendo, sobretudo, um canal de diálogo constante com a classe artística e para formação mais direcionada da grade de programação de eventos como o Viva Dominguinhos e ‘A Magia do Natal’, ficando o Turismo com a parte estrutural dos eventos. O projeto esclarece, ainda, que com o desmembramento não haverá nenhum ônus a mais para o município, apenas um redirecionamento entre os cargos da própria Cultura, que voltam a sua origem, e do próprio Turismo.

O prefeito Izaías Régis destaca que sua gestão sempre se preocupou com assuntos envolvendo a Cultura. “Reconhecemos a grande importância. Chegamos a unificar Turismo e Cultura num determinado período para otimizar o trabalho, mas notamos que com a dimensão dos nossos eventos, que crescem a cada ano, e para promover uma maior política cultural e estimular o potencial artístico-cultural que Garanhuns tem, existe essa necessidade de desmembramento”, enfatiza o chefe do Executivo Municipal.

A Secretaria de Turismo ficará sob o comando de Neile Barros; já a Secretaria de Cultura será assumida por Rayssa Godoy. As portarias de nomeação das secretárias serão publicadas nos próximos dias, além do perfil das titulares das pastas.

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — ACSI