Animação, boa música e vários shows gratuitos e descentralizados. É isso o que o público pode esperar da 8ª edição do Garanhuns Jazz Festival, já consolidado entre os principais eventos do circuito de jazz e blues do Brasil. Com a grade de atrações musicais já definida, o festival acontece simultaneamente ao Carnaval, entre os dias 14 e 17 de fevereiro, como uma (ótima) opção para quem deseja curtir os dias de Momo longe da folia e agitação do Recife. Entre os principais nomes da programação, estão Billy Cobham, Jennifer Batten, John Macaluso, Willie Walker, Demetria Taylor, Karl Dixon, Raphael Wressing, Ivan Lins, Wagner Tiso e Tico Santa Cruz.
De acordo com o prefeito Izaías Régis, a cada edição o sucesso do festival, que conta com produção executiva da Mono Produções Artísticas e realização do Governo Municipal por meio da Secretaria de Turismo e Secretaria de Cultura, é maior. “Este ano nós devemos receber turistas de todo o Brasil e de alguns países vizinhos, o que vai movimentar a cidade econômica e culturalmente com shows e oficinas que integram artistas locais, nacionais e internacionais”, diz o prefeito de Garanhuns, município localizado a 232 km de distância do Recife.
O idealizador e curador do evento, Giovanni Papaleo, adianta que a abertura oficial do GJF contará com uma apresentação da Orquestra Criança Cidadã, que apresentará um repertório inédito para o festival, com músicas e arranjos ligados ao mundo do jazz e do blues. Em seguida, começam os shows. O panamenho que atualmente reside na Europa, Billy Cobham, é um dos destaques do primeiro dia. Considerado um dos maiores bateristas de todos os tempos, ele já tocou com estrelas do naipe de Miles Davis, John McLaughlin e Peter Gabriel. Outro artista que merece destaque é Marquise Knox, conhecido como o “menino prodígio” do blues, já que com apenas 24 anos de idade ele representa a nova geração do ritmo cantando e tocando guitarra em palcos pelo mundo inteiro. O famoso guitarrista argentino Victor Biglione e o arranjador, regente e pianista mineiro Wagner Tiso completam o primeiro dia de shows.
Já no segundo dia, domingo (15), sobem ao palco a voz marcante de Demetria Taylor, filha da lenda do blues, Eddie Taylor, a norte-americana Jennifer Batten, considerada uma das 10 melhores guitarristas da atualidade – ela tocou dez anos com ninguém menos que Michael Jackson – e John Macaluso, americano que vive na Itália e que é considerado um grande expoente do rock fusion da nova geração.
No terceiro dia de shows o cantor Tico Santa Cruz, do Detonautas, faz uma homenagem especial ao músico Celso Blues Boy, falecido em 2012 e que entrou para história do GJF com sua apresentação em 2010. Da velha guarda, o festival traz uma lenda viva da soul music, Willie Walker, que na década de 60 gravou seu primeiro compacto pela Chess Records. Nascido em Memphis, Walker é comparado a nomes como Marvin Gaye, Ottis Redding e Sam Cooke.
Encerrando a programação do GJF, o quarto e último dia de shows traz as apresentações de Raphael Wressnig, organista eleito pela Downbeat Magazine (EUA) como a maior revelação do instrumento em 2013, sendo um dos poucos que utilizam a técnica do “Bass Pedal”, da Igor Prado Band, a banda sul-americana mais ativa no cenário internacional, e de uma das atrações mais aguardadas do festival, Ivan Lins, que divide o palco com Leonardo Amuedo e Ricardo Lopes Trio.
Já o palco Pau Pombo, localizado no Parque Ruber Van Der Linden, vai oferecer shows gratuitos diários a partir do domingo (15), começando sempre às 15h. Na programação, artistas locais e internacionais dividem o palco mostrando que não há fronteiras para a boa música. São destaques da grade a norte-americana Demetria Taylor, que se apresenta com Flávio e Marcelo Naves, Jennifer Batten e John Macaluso e grandes artistas locais, como Andrea Amorim, o projeto Villa Lobos InJazz, o grupo Nosso Jazz, a Breakdown Blues Band, Lancaster e a banda Beatles in Blues, que toca ao lado da Uptown Band, capitaneada por Papaleo, e o norte-americano Karl Dixon. Após os shows, rola no palco jam sessions.
Nesta edição, o Guitar Night fica por conta dos guitarristas Lancaster, Jennifer Batten, Marcos Cabral, dos músicos John Macaluso, Karl Dixon, Carlos Bala e convidados. Outro destaque do evento este ano é o show itinerante da Street Jazz, grupo formado na primeira edição do GJF que pretende se apresentar em meio ao público, à noite, no último dia de festival.
E a festa não para por aí, como este ano os shows do GJF terminam mais cedo, os principais restaurantes e bares de Garanhuns vão oferecer ao público jam sessions de alta qualidade após as apresentações do festival. Além disso, o público poderá conferir a integração dos artistas internacionais e nacionais com os músicos locais e também com o público através de workshops musicais gratuitos. Para este ano estão previstos encontros com os bateristas John Macaluso, André Togni, Herick Faustino e os guitarristas Lancaster e Jennifer Batten.
Temperatura amena – O clima agradável e a opção de curtir o período carnavalesco com muito jazz e blues é o grande diferencial do evento, já que em outras regiões do Estado prevalecem os ritmos regionais. A cidade conta com uma completa infraestrutura hoteleira e uma gastronomia requintada e diversificada.
O GJF acontece em dois palcos. Durante o dia acontecem dois shows e uma jam session no bucólico e aconchegante Parque Ruber Van Der Linden, o Pau Pombo. A cada noite, na Praça Mestre Dominguinhos, três grandes shows num espaço com área coberta, mesas e serviço de bar e restaurante. Vale lembrar que a programação do Garanhuns Jazz & Blues Festival é inteiramente gratuita.
Mais Informações sobre Garanhuns Jazz & Blues Festival, programação, hospedagem e transporte:
http://www.garanhunsjazz.com.br/
https://www.garanhuns.pe.gov.br/
SERVIÇO:
VIII Garanhuns Jazz & Blues Festival
14 a 17 de fevereiro de 2015
Garanhuns
Entrada gratuita para todas as atrações
Inscrições workshops musicais – Secretaria de Cultura de Garanhuns
Informações/Inscrições: (87) 3761.1910
Informações para imprensa:
Secretaria de Comunicação de Garanhuns
Jacqueline Menezes – Secretária de Comunicação
Cloves Teodorico Neto – Gerente de Relações com a Imprensa
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)
Verbo Assessoria de Comunicação
Lula Portela
lula@verbo.com.br
(81) 3031.3351 e (81) 9976.6847
Anninha Cavalcanti
verbo@verbo.com.br
(81) 3031.3351 e (81) 8884.9097
CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO:
DIA 14 – SÁBADO
Palco Ronildo Maia Leite – Praça Mestre Dominguinhos
20h30min – Abertura do festival com a Orquestra Criança Cidadã (PE)
21h30min – Wagner Tiso (RJ) e Victor Biglione (ARG)
22h30min – Marquise Knox (USA) com Jefferson Gonçalves (RJ) & UpTown Band (PE)
23h30min – Billy Cobham (PAN) com Marco Lobo (BA). Part. especial: Batuque de Garanhuns (PE)
Obs: No dia 14 não haverá shows no palco Pau Pombo
DIA 15 – DOMINGO
Palco Pau Pombo – Parque Ruber Van Der Linden
15h – Beatles in Blues com Uptown Band (PE) & Karl Dixon (USA)
16h – Nosso Jazz (PE) com part. especial de Jefferson Gonçalves (RJ)
17h – Jam session
Palco Ronildo Maia Leite – Praça Mestre Dominguinhos
20h30min – Andrea Amorim a Banda (PE)
21h30min – Villa- Lobos InJazz (RJ)
22h30min – Demetria Taylor (USA) com Flàvio Naves (SP) e Marcelo Naves (SP)
23h30min – Jennifer Batten (USA) & John Macaluso (USA)
DIA 16 – SEGUNDA-FEIRA
Palco Pau Pombo – Parque Ruber Van Der Linden
15h – Lancaster (SP)
16h – Breakdown Blues Band com part. Especial de Lancaster (SP)
17h – Jam session
Palco Ronildo Maia Leite – Praça Mestre Dominguinhos
21h – André Togni (DF)
22h – Willie Walker (USA)
23h – Homenagem a Celso Blues Boy com Tico Santa Cruz e Banda (RJ)
DIA 17 – TERÇA-FEIRA
Palco Pau Pombo – Parque Ruber Van Der Linden
15h – André Togni (DF)
16h – Orlito Jazz Band (PE)
17h – Jam Session
Palco Ronildo Maia Leite – Praça Mestre Dominguinhos
21h – Raphael Wressnig (AUT) & Igor prado Band (SP)
22h – Ivan Lins (RJ) & Leonardo Amuedo (URY) com Ricardo Lopes Trio (AL)
23h – Guitar Night, com Lancaster (SP), Jennifer Batten (USA), John Macaluso (USA), Marcos Cabral (PE), Karl Dixon (USA) Carlos Bala (AL) e convidados
• Outro destaque do evento este ano é o show itinerante da Street Jazz, grupo formado na primeira edição do GJF que pretende se apresentar em meio ao público, à noite, no dia 17.
Workshops
Domingo (15), às 10h30min
Oficina de gaita com Jefferson Gonçalves
Oficina de bateria com Bruno Fonseca
Segunda-feira (16), às 10h30min
Oficina de Bateria com John Macaluso e part. especial de Herick Faustino
Oficina de guitarra com Lancaster
Terça-feira (17), às 10h30min
Oficina de bateria com André Togni
Oficina de guitarra com Jennifer Batten