O momento emocionou o público presente na Praça Cultural
Com a finalidade de presentear amigos e admiradores do mestre Dominguinhos, o Troféu Viva Dominguinhos foi entregue nesta noite de encerramento da terceira edição do evento. Idealizado pelo professor e pesquisador Antônio Vilela, tendo a parceria da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Comunicação Social, o simbolismo do momento emocionou todo o público presente. Esta é a segunda edição da premiação.
Aldo Machado de Araujo foi um dos que receberam o troféu nesta edição. Aldo é considerado um dos grandes divulgadores da música nordestina, principalmente no que se refere às músicas de Dominguinhos. O instrumentista Genaro também foi escolhido para receber a premiação, entretanto como não pôde comparecer ao evento, sendo representado por seu amigo Flávio Melo. O pai do cantor Waldonys, Eurides Menezes, que teve uma sólida amizade com José Domingos de Moraes, também foi contemplado.
Um dos grandes amigos e divulgadores da música de Dominguinhos em Garanhuns e região, Jarbas Brandão, foi um dos premiados da noite. Em seguida, foi a vez de José Januário Maciel – conhecido como Joquinha Gonzaga. O cantor, compositor e sanfoneiro pernambucano Joquinha é sobrinho de Luiz Gonzaga, o qual o presenteou com sua primeira sanfona. Sebastião Pereira de Moraes, natural de Bom Conselho, é considerado um dos melhores sanfoneiros da região. Conhecido popularmente como Basto Peroba, Sebastião foi amigo de infância de Dominguinhos, com o qual tocava sanfona, também fez parte do grupo de premiados.
Elba Ramalho e Flávio José receberam o troféu das mãos do prefeito Izaías Régis, em seus camarins. O cantor e compositor brasileiro Jorge de Altinho recebeu o prêmio na noite de abertura do Viva Dominguinhos, realizada na última quinta-feira (21), por não poder estar hoje no evento, antecipando o recebimento da premiação.
No ano passado, quando foi realizada a primeira edição do Troféu, foram contemplados: o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis; o radialista Geraldo Freire, o jornalista Ney Vital, Wilson Seraine, professor universitário e radialista; o cantor e radialista Zezinho de Garanhuns, o colecionador Paulo Wanderley, o ex-prefeito Ivo Amaral, o proprietário da casa de eventos Arriégua, Luiz Ceará; o cantor e compositor Waldonys; o filho de Dominguinhos, Mauro Moraes; José Nobre, proprietário do Museu Luiz Gonzaga de Campina Grande; Marcos Lopes, proprietário do Forró da Lua, e a secretária de Cultura, Cirlene Leite.
Fotos: Edson Fernandes – FH Stúdios