Trânsito: Garanhuns realiza série de ações durante Maio Amarelo

publicado: 04/05/2015 15h34,
última modificação: 04/05/2015 15h34

Ação conta com parceria da V Geres, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria Municipal de Educação e Esportes

Com o objetivo de chamar a atenção da população para o alto índice de acidentes e vítimas no trânsito, Garanhuns aderiu, pelo segundo ano consecutivo, o movimento internacional Maio Amarelo. A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) iniciou a mobilização na última sexta-feira (01). As ações preventivas serão intensificadas até o fim do mês de maio, tendo a parceria da V Gerência Regional de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Esportes e Corpo de Bombeiros.

A escolha do mês de maio foi motivada por uma proposta da Organização das Nações Unidas (ONU), quando decretou a década de ação para segurança no trânsito, em 2011. A partir de então, o mês é proposto pelos órgãos de trânsito de todo o mundo. A cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito. O laço, símbolo do movimento, é um sinal de reconhecimento e engajamento às ações.

Amanhã (05), palestras educativas serão ministradas, sendo uma no prédio da V Gerência Regional de Saúde, às 10h, e outra no teatro do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, para mototaxistas, às 19h. Na sexta-feira (08), a palestra educativa tem como público-alvo os ciclistas, e será realizada no auditório do Centro Administrativo, às 19h. A partir da próxima segunda-feira (11), a ação chega às escolas de Garanhuns. O respeito às leis de trânsito é a principal temática abordada.

Operações de fiscalização (blitz educativa) serão realizadas por agentes da AMSTT e servidores da instituição. No dia 24 de maio haverá um passeio ciclístico em parceria com o grupo ‘Pedalada da Amizade’. O dia D está previsto para o dia 29 de maio. E o encerramento deverá contar com mais uma participação no Arrastão Mariano – movimento religioso na Cohab II.

Rede Municipal de Ensino – Durante todo o mês de maio, a Secretaria de Educação e Esportes também vai atuar com atividades pedagógicas em prol do movimento. As escolas irão trabalhar o tema: “Pedestre! Eu dou passagem, eu respeito a vida!”. Serão trabalhadas produções de textos, encenações, confecções de cartazes com o tema, entre outras atividades. No dia 22, haverá uma mobilização geral com diversas atividades pela cidade.
Trânsito Garanhuns realiza série de ações durante Maio Amarelo2 Trânsito Garanhuns realiza série de ações durante Maio Amarelo3 Trânsito Garanhuns realiza série de ações durante Maio Amarelo4

Texto: Cloves Teodorico
Fotos: Divulgação/ AMSTT