Ação conta com parceria da V Geres, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria Municipal de Educação e Esportes
Com o objetivo de chamar a atenção da população para o alto índice de acidentes e vítimas no trânsito, Garanhuns aderiu, pelo segundo ano consecutivo, o movimento internacional Maio Amarelo. A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) iniciou a mobilização na última sexta-feira (01). As ações preventivas serão intensificadas até o fim do mês de maio, tendo a parceria da V Gerência Regional de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Esportes e Corpo de Bombeiros.
A escolha do mês de maio foi motivada por uma proposta da Organização das Nações Unidas (ONU), quando decretou a década de ação para segurança no trânsito, em 2011. A partir de então, o mês é proposto pelos órgãos de trânsito de todo o mundo. A cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito. O laço, símbolo do movimento, é um sinal de reconhecimento e engajamento às ações.
Amanhã (05), palestras educativas serão ministradas, sendo uma no prédio da V Gerência Regional de Saúde, às 10h, e outra no teatro do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, para mototaxistas, às 19h. Na sexta-feira (08), a palestra educativa tem como público-alvo os ciclistas, e será realizada no auditório do Centro Administrativo, às 19h. A partir da próxima segunda-feira (11), a ação chega às escolas de Garanhuns. O respeito às leis de trânsito é a principal temática abordada.
Operações de fiscalização (blitz educativa) serão realizadas por agentes da AMSTT e servidores da instituição. No dia 24 de maio haverá um passeio ciclístico em parceria com o grupo ‘Pedalada da Amizade’. O dia D está previsto para o dia 29 de maio. E o encerramento deverá contar com mais uma participação no Arrastão Mariano – movimento religioso na Cohab II.
Rede Municipal de Ensino – Durante todo o mês de maio, a Secretaria de Educação e Esportes também vai atuar com atividades pedagógicas em prol do movimento. As escolas irão trabalhar o tema: “Pedestre! Eu dou passagem, eu respeito a vida!”. Serão trabalhadas produções de textos, encenações, confecções de cartazes com o tema, entre outras atividades. No dia 22, haverá uma mobilização geral com diversas atividades pela cidade.
Texto: Cloves Teodorico
Fotos: Divulgação/ AMSTT
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)