Temporada 2015 do ‘Natal Luz nos Bairros’ foi aberta em Heliópolis

publicado: 20/11/2015 08h25,
última modificação: 20/11/2015 08h27

Centenas de moradores participaram do evento, que contou com quatro apresentações culturais alusivas ao Natal

O Natal Luz 2015 chegou com magia a Garanhuns. Na noite dessa quinta-feira (19), abrindo a ação itinerante do evento, as apresentações aconteceram na rua Agostinho Branco, bairro Heliópolis. Centenas de famílias se reuniram na praça do bairro para ver de perto o grupo de dança da Escola Petrônio Fernandes, Reisado Infantil da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), coral do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Várzea e grupo de violões do Cras Heliópolis, além do show da Orquestra Manoel Rabelo.

Passava das 18h quando as 11 alunas da Escola Petrônio Fernandes, vinculada à Rede Municipal de Ensino, iniciou a dança com a temática “Mamãe Noel”. Usando vestidos verdes e gorros vermelhos, símbolos do período natalino, as meninas logo receberam aplausos do público, que acompanhava atento a coreografia. As pequenas vivenciam a dança, na escola, há bastante tempo – tendo intensificado os ensaios com a agente de disciplina Juliana Bernardo no último mês para a apresentação.

No meio dos olhares atentos estava a dona de casa Camila Barbosa Matos, 25 anos de idade. Ao lado de seu esposo, Solon Santos da Silva, 36 anos, e dos filhos André e Tauane, 6 e 7 anos respectivamente, assistiu sua outra filha, Tainá, dançar com as colegas de sala. “Estou achando ótimo. Isso resgata o sentimento do Natal nas pessoas”, disse a garanhuense, fazendo referência ao projeto de natal do Governo Municipal.

Com 20 integrantes, o grupo Nossa Arte, da Apae, mostrou que não há limites para ser feliz. Criado há 10 anos na instituição, os sons do reisado predominaram na apresentação. Que incluiu, ainda, a expressão corporal solo do aluno Marcelo Almeida, que interpretou a música “Balada do Louco”, na voz do cantor Ney Matogrosso. “Isso é cultura popular pura. Que majestoso, que lindo! Fiquei emocionada quando vi eles aqui. Cheguei em casa agora a pouco e assim que ouvi o som vim ver o que era. Como trabalhei com educação, logo me encantei com essa inclusão social”, enfatizou a professora aposentada Rita de Cássia Dias.

Os assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Cras’s Heliópolis e Várzea foram a terceira atração da noite. Coordenados pelo músico Sérgio Ricardo, as mais de 90 crianças entoaram clássicos natalinos como “Vai começar o Natal”, “Bate o sino”, “Natal das crianças” e “Então é Natal”.

A Orquestra Manoel Rabelo encerrou o primeiro momento do Natal Luz nos Bairros. Com 31 componentes, existente desde o ano de 1908, a orquestra tem como maestro o Lulinha; e os cantores Davi Menezes e Geici Gomes. Nessa temporada, os shows mesclam o popular e os clássicos natalinos. E foi com a grandiosidade desses garanhuenses que “O Mundo Encantado de Papai Noel”, principal temática do evento, começou a dar seu gostinho do que vai ser o evento nos próximos dias.

O próximo Natal Luz nos Bairros acontece na Cohab III, na terça-feira (24). Confira a programação completa no portal da Prefeitura: www.garanhuns.pe.gov.br.

IMG_9066 IMG_9045 IMG_9037 IMG_9123 IMG_9079

Texto: Cloves Teodorico