GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Educação Técnicos da Secretaria de Educação se capacitam para trabalho no planetário de Garanhuns

Educação

Técnicos da Secretaria de Educação se capacitam para trabalho no planetário de Garanhuns

De 15 a 30 de setembro, 30 professores da Rede Municipal, que irão atuar no espaço, participarão de treinamento no próprio planetário da cidade Visando o aperfeiçoamento para a atuação no planetário de Garanhuns, previsto para ser inaugurado ainda neste...

De 15 a 30 de setembro, 30 professores da Rede Municipal, que irão atuar no espaço, participarão de treinamento no próprio planetário da cidade

Visando o aperfeiçoamento para a atuação no planetário de Garanhuns, previsto para ser inaugurado ainda neste semestre, técnicos da Secretaria Municipal de Educação participaram do curso “Criação e projeção de aulas e conteúdos com digitarium”. Os servidores Paulo André e Ronaldo Toresim e o bacharelando em Ciência da Computação, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE/UAG), Diego de Freitas, participaram da capacitação na semana passada – no período de 25 a 28 de agosto, em Arapiraca (AL), no Planetário Municipal Casa da Ciência.

O evento reuniu estudantes e profissionais que atuam em planetários de 10 estados brasileiros. O curso tratou da criação de aulas usando o software e a operação do planetário com controle remoto e Ipad. De acordo com a diretora de Ensino de Garanhuns, Edilene Vilaça, a iniciativa, além de agregar conhecimentos, possibilitou aos participantes de Garanhuns o conhecimento sobre o funcionamento dos diversos planetários existentes no país, além da discussão de novas ideias para a criação de aulas e apresentações. “Eu e a secretária de Educação, Janecélia Marins, também participamos do encerramento deste curso. Essa foi uma excelente oportunidade para conhecermos o planetário de Arapiraca e pensarmos na logística do funcionamento do nosso,” destacou a diretora.

O curso foi organizado pelo representante da Hiperlab – empresa responsável pela instalação dos planetários digitais no Brasil -, professor André Parreira e ministrado pelo astrofísico espanhol, professor Raúl Martínez-Morales, que também é doutor em astrofísica e membro da equipe de desenvolvimento do software Nightshade da Digitalis, mesmo usado pelo sistema do Planetário de Garanhuns.

Planetário de Garanhuns – O planetário de Garanhuns passa agora por retoques finais, e, ainda neste semestre, será inaugurado no Parque Euclides Dourado. Com capacidade aproximada de 40 pessoas, o ambiente será destinado, prioritariamente, aos estudantes da Rede Municipal de Ensino, mas também será aberto ao público mediante agendamento.


Texto: Samara Pontes
Fotos: Secretaria de Educação e Esportes
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)

Redimensionar Fonte
Contraste