Souvenir de Garanhuns: Mapeamento da produção artística é iniciado

publicado: 17/08/2015 15h49,
última modificação: 17/08/2015 15h49

Portfólio será construído nos próximos três meses, com previsão para apresentação em dezembro deste ano

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) deu iniciou ao mapeamento da produção artística de Garanhuns. A ação faz parte da criação de um souvenir – catálogo de objetos que remetem à história simbólica de um lugar -, que vem sendo planejada desde o primeiro semestre deste ano. Nesse trabalho de pesquisa, os técnicos responsáveis visitam os locais de trabalho dos artesãos e buscam entender como os mesmos confeccionam seus trabalhos. Por fim, um portfólio com sugestões será criado.

Durante a segunda edição do Viva Dominguinhos, que aconteceu em abril e maio deste ano, e a 25ª edição do Festival de Inverno, em julho, moradores e turistas já puderam conferir algumas peças que o empresário Thiago Alves comercializou. Foram copos de acrílico, em diversas cores e ilustrações que remetiam às marcas oficiais dos eventos.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira, o souvenir é um avanço, já que ajuda a promover o turismo do município. “Nossa intenção é que as festividades do calendário oficial ofereçam produtos e serviços com as verdadeiras características de Garanhuns. O souvenir vai gerar negócios e estimular o empreendedorismo do nosso povo”, ressalta o titular da pasta.

A expectativa é que no mês de dezembro o portfólio seja apresentado. A construção do documento será feita em parceria com os artesãos e apoio da Secretaria Municipal de Turismo. Os artistas terão a chance de participar, durante os próximos três meses, de oficinas, workshops e outras atividades visando a capacitação e o aperfeiçoamento das peças.
IMG_0749 IMG_0753 IMG_7561 IMG_7564 IMG_7567

Texto: Cloves Teodorico
Fotos: Cloves Teodorico (Arquivo/Secom) e Arthur Braga (Divulgação)
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)