Shows dedicados às mulheres marcam noite de abertura no principal polo do FIG

publicado: 23/07/2016 14h37,
última modificação: 23/07/2016 14h37

Apresentações seguem até o dia 30. Para acessar a programação completa, basta acessar o portal www.garanhuns.pe.gov.br

por RUTHE SANTANA
edição de texto CLOVES TEODORICO
fotos de CAMILA QUEIROZ e NICHOLE DE ANDRADE

A 26ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) teve, nessa sexta-feira (22), sua primeira noite de shows no polo principal do evento, a Praça Cultural Mestre Dominguinhos. Com a baixa temperatura, característica marcante da cidade, a garanhuense Andrea Amorim foi a responsável por abrir a programação. Fizeram parte de seu repertório músicas autorais como “Outra direção” e “Solidão que te atormenta”, bem como músicas de artistas admirados por ela.

Em um show de muito movimento e interação com o público, Andrea agradeceu a todos os presentes. “Pra mim é uma emoção estar aqui com vocês. Gratidão, gratidão, gratidão. O Festival de Inverno é minha casa e Garanhuns é meu coração. Segunda-feira estou indo para a Europa, mas cá pra nós, nada se compara a esse palco aqui. Gratidão é meu nome”, afirmou a artista que já se apresentou no FIG pela 12ª vez, sendo esta, a primeira em que ela é a atração de abertura do evento.

A atriz e cantora baiana Larissa Luz foi a segunda atração da noite e seu show foi marcado por mensagens de conquista da mulher negra – um dos pontos principais do álbum Território Conquistado, que é o segundo de sua carreira solo. O repertório da cantora traz em seu bojo uma mensagem de representatividade e empoderamento da mulher.

Em seguida, foi a vez da cantora Karina Buhr subir ao palco. O seu repertório contou, principalmente, com músicas do álbum “Selvática”, lançado em outubro do ano passado. Baiana, porém radicada em Pernambuco, a cantora já gravou três discos em carreira solo e cantou músicas como “Dragão”, “Aeroporto” e “Guitarrista de Copacabana”. Outras músicas de seus discos mais antigos também estavam no repertório. Com um show baseado no ativismo feminista, a cantora deixou sua mensagem de luta por direitos iguais que, unida a sua performance, impressionou a multidão.

“A Mulher do Fim do Mundo”. Esse é o nome do primeiro álbum, só com músicas inéditas, na carreira de Elza Soares. Foi baseado nesse disco, lançado em 2015, que Elza trouxe um show surpreendente para o Festival de Inverno. Eleito melhor álbum pop/rock do Prêmio da Música Brasileira 2016, as canções desse disco falam sobre morte, sexo e negritude, que foram compostas pelos paulistas José Miguel Wisnik, Rômulo Fróes e Celso Sim. O álbum venceu a 27ª edição do Prêmio da Música Brasileira na categoria Pop/rock/reggae/hip-hop/funk. O público acompanhava fervorosamente com vozes e com danças todas as músicas da artista.

Dando continuidade à programação do palco principal do evento, neste sábado (23), os garanhuenses e turistas acompanharão os shows de Romero Ferro, Cátia de França e Xangai, Elba Ramalho e Zeca Baleiro. As apresentações iniciam às 21h.

_DSC0343 Processed with VSCO Processed with VSCO with c1 preset Processed with VSCO with c1 preset Processed with VSCO with c1 preset Processed with VSCO with c1 preset

Data: 23/07/2016
Atendimento à imprensa: