Sete estudantes da Rede Municipal de Garanhuns vencem competições de jiu-jitsu

publicado: 05/12/2023 13h12,
última modificação: 05/12/2023 13h12

Sete estudantes da Rede Municipal de Garanhuns medalharam na Copa do Brasil de Jiu-Jitsu, realizada Confederação de Jiu-jitsu do Brasil (CJJB). Maria Eduarda, Roney Araújo, Gabriel e Elaine Barros conquistaram medalha de ouro. Já Heytor da Silva, Fabrício Cavalcanti e Luiz Fernando levaram medalha de prata. Os jovens são das Escolas Gabriela Mistral, Letácio Brito e Ranser Alexandre.

Seis destes estudantes integram o projeto “Educando no Tatame” do Aprendizagens. O projeto “Educando no Tatame” oferece aulas de artes marciais para os alunos das escolas municipais. Crianças e adolescentes receberam quimonos e têm duas aulas de jiu-jitsu por semana. Mais de 100 estudantes fazem parte da iniciativa, uma forma de auxiliar no desenvolvimento dos estudantes, tendo como benefícios disciplina e foco. As escolas participantes do projeto são Mário Matos, Gabriela Mistral, Ranser Alexandre, Maria Tavares, Monsenhor Tarcísio e Colégio Padre Agobar Valença.

“As ações da Secretaria de Educação na promoção da prática esportiva têm sido motivadas pelos diversos benefícios para a saúde dos seus praticantes nas diferentes dimensões: fisiológicas, psicológicas e sociais, por isso do incentivo a prática do Jiu-jítsu no ambiente escolar. Possibilitar a participação desses estudantes em competições extra-escolares proporciona uma aproximação com a realidade da modalidade, demonstrando para os mesmos que assim como a Educação o esporte pode transformar a realidade social em que se encontram”, afirma David Leonardo, supervisor de Esportes da Seduc Garanhuns.

“A academia Laqueus sente um imenso orgulho dos alunos que fazem parte do projeto “Educando no Tatame – Aprendizagens”. Seguramente a equipe, construída sob uma trajetória multicampeã, pôde plantar uma sementinha nos meninos do projeto: despertar seu interesse em competições. Esses feitos são a coroação do trabalho sério realizado nos treinos”, comemorou Sarah Victoria, uma das professoras de artes marciais do projeto.