Evento, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, é dividido em dois módulos e colabora diretamente na atuação do Governo Municipal
11 de outubro de 2018
O papel do agente público no processo de transformação e o passo a passo para compras governamentais foi discutido com servidores de secretarias do Governo Municipal de Garanhuns em um workshop no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Pernambuco (Sebrae/PE). O momento aconteceu durante todo o dia de ontem (10) e foi ministrado pelo consultor do Sebrae, Luiz Alves de Araújo. A oficina foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com o Sebrae/PE.
A oficina serviu para a abordagem da importância da atuação dos agentes públicos para a inclusão das Micro e Pequenas Empresas (MPE) no processo de compras governamentais. Durante a reunião, foram discutidos os pontos positivos e negativos no atual processo de licitação, além da criação de um plano de ações para o planejamento de compras do Governo Municipal de Garanhuns.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Janecélia Marins, será criada uma comissão que irá elaborar um planejamento participativo de compras. “Essa comissão vai representar toda a gestão e vamos construir um plano de compras que será concluído até janeiro de 2019. Todas as secretarias municipais já estão fazendo um levantamento de compras, no intuito de contribuir com o processo. Também iremos promover capacitações sobre licitações com empresários locais com o objetivo de sensibilizar o empresariado local e articular parcerias entre o Governo e a iniciativa privada”, explicou.
A gestora também ressaltou que será adquirido um software que facilita na busca de preços. A próxima reunião com o grupo de servidores será realizada no dia 31 de outubro, no auditório do Sebrae, a partir das 8h.
Texto e fotos: Daniela Batista — Secom/PMG
Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico
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