Servidores do recadastramento de programas sociais recebem treinamento

publicado: 04/05/2017 16h09,
última modificação: 04/05/2017 16h09

Objetivo é atualizar dados, inicialmente, dos idosos que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC) 

por CLOVES TEODORICO

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) realizou hoje (04) a segunda etapa do processo preparatório da atualização cadastral dos beneficiários de programas sociais incluídos no Cadastro Único (CadÚnico). Os servidores que atuam nos seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s) e atenderão a demanda receberam um treinamento, ministrado por assistentes sociais da Gerência-Executiva Garanhuns do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O prazo final de atualização vai até 31 de dezembro; aqueles que não se recadastrarem, terão o benefício suspenso a partir de janeiro de 2018.

No treinamento realizado nesta quinta-feira, os técnicos tiveram noções da nova legislação, além de entenderem como irá funcionar a metodologia de trabalho. Prioritariamente, passarão pelo recadastramento os garanhuenses que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC). Os idosos já podem procurar o Cras mais próximo e realizar a atualização de dados; ou, em casos específicos, efetivar um novo cadastro – o prazo, para os idosos, termina em dezembro deste ano. A partir de janeiro de 2018 começará a etapa com pessoas com algum tipo deficiência.

A atualização cadastral, coordenada pela Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), tem o objetivo de averiguar aqueles casos em que o sistema nacional identificou algum tipo de inconsistência de informações e revisar os dados básicos do beneficiário que recebe o BPC. Em paralelo, as famílias incluídas no Programa Bolsa Família (PBF), na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e no Bolsa Verde também estarão passando por convocações para a atualização.

Foto: Aquilles Soares – Secom/PMG

Data: 04 de maio de 2017