publicado: 19/08/2015 17h25,
última modificação: 19/08/2015 17h25

Encontro ratificou a integração entre as secretarias municipais para promover uma cidade melhor de acordo com as necessidades das mulheres

Com o intuito de fortalecer a interação entre os setores municipais para promover melhorias dos serviços públicos para as mulheres de Garanhuns, na manhã de hoje (19), foi realizada uma reunião, na sede da Secretaria Municipal da Mulher. O momento, que reuniu diversas secretarias da cidade, foi conduzido pela assistente do Programa de Direitos das Mulheres, da Actionaid, Jéssica Barbosa. A maneira de pensar no espaço público, considerando as necessidades das mulheres, foi discutida na ocasião.

A ActionAid é um movimento global de pessoas que trabalham juntas para promover os direitos humanos e superar a pobreza. Dos vários temas e processos dentro das iniciativas de defesa dos direitos das mulheres pela ActionAid Brasil e suas organizações parceiras, o tema “Cidades Seguras para as Mulheres” vem tomando uma grande relevância.  A implantação de ações em Garanhuns que se encaixam nessa campanha norteou o encontro de hoje. O movimento está no Brasil desde 1999, e atua hoje em 45 países.

De acordo com a secretária da Mulher de Garanhuns, Eliane Vilar, ratificar essa parceria entre as secretarias municipais é primordial para promover a segurança e bem-estar das mulheres nos espaços públicos da cidade. “É interessante essa interação, porque nós, da Secretaria da Mulher, não criamos, nem implementamos políticas públicas, nós articulamos essas políticas para as mulheres. Então essa parceria é indispensável nesse processo. Fico feliz por ter percebido, nesse encontro, que aqui em Garanhuns teremos essa cooperação”, afirmou a titular da pasta.

A assistente do Programa de Direitos das Mulheres da Actionaid, Jéssica Barbosa, explanou a proposta da campanha e expôs a necessidade de um diálogo transversal entre todas as secretarias, aproximando os gestores públicos para um trabalho que só pode ser bem sucedido se for feito em parceria. “O que eu percebi é que Garanhuns já tem várias ações voltadas para as mulheres, agora o que nós precisamos, é potencializar essas ações e organizar essas ações em um plano municipal, para buscar uma cidade mais inclusiva para as mulheres”, afirmou a assistente.

Serviços públicos para mulheres é tema de debate entre Secretarias do Governo Municipal 2

Texto e fotos: Ruthe Santana
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)