Seminário Educar pra Valer apresenta detalhes para execução do programa em Garanhuns

publicado: 05/07/2018 01h12,
última modificação: 05/07/2018 01h12

Evento reuniu prefeitos e gestores da área de educação no município de Sobral (CE)

texto e fotos por AQUILLES SOARES

enviado especial da Secretaria de Comunicação Social

03 de julho de 2018

Impulsionar os indicadores de educação em Garanhuns é um dos principais objetivos do programa Educar pra Valer. As estratégias da iniciativa, vão desde políticas públicas para diminuir o analfabetismo nas escolas, até a formação de gestores e professores. Todos esses fatores foram discutidos nesta terça-feira (03), no segundo dia de programação do I Seminário Educar pra Valer, no município de Sobral, no Ceará; evento do qual participa a equipe da Secretaria de Educação de Garanhuns.

Durante a manhã de hoje, foi realizada a apresentação dos três pilares que compõem a gestão educacional do município, no auditório da Prefeitura de Sobral, com a presença da titular da pasta em Garanhuns, Eliane Vilar — que na ocasião representou o prefeito do município, Izaías Régis; a diretora de Ensino, Cláudia Oliveira, e a coordenadora do programa em Garanhuns, Ana Flávia Lins.

As inscrições foram limitadas aos cinco municípios integrantes do programa: Cachoeira do Sul (RS), Codó (MA), Conde (PB), Garanhuns (PE) e Vitória da Conquista (BA); ao Programa Formar da Fundação Lemann, bem como ao município de Sobral. O seminário também é uma realização do Programa Educar pra Valer, em parceria com a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação. Conta ainda com o apoio da Fundação Lemann e do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora).

A proposta do Educar pra Valer é implementar algumas das ideias em outras localidades, aproveitando a experiência exitosa da cidade cearense. Para que assim, os municípios se tornem protagonistas no desenvolvimento educacional. “A gente vem trabalhando com 20 redes no Brasil inteiro, dando suporte direto para que essa transformação na educação pública possa acontecer, e esse municípios consigam acelerar o processo de garantir uma educação pública de excelência”, afirmou Camila Pereira, diretora Educacional da Fundação Lemman, que também é apoiadora do programa.

Os participantes assistiram ainda a uma palestra coordenada pelo consultor educacional Joan Edesson; onde foi discutido o trabalho da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), que busca tornar a carreira do professor mais atraente, e da Casa de Avaliação, que faz o acompanhamento dos processos pedagógicos e formação dos gestores.

Em seguida, foram realizadas visitas técnicas a Escola Emílio Sendim de Ensino Fundamental e ao Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria Darilene Arruda Aragão, que puderam evidenciar o modelo de educação sobralense, que foi abordado durante todo o seminário. Encerrando a programação do evento, todos os prefeitos e secretários de Educação seguiram até uma exibição no planetário de Sobral, localizado na praça do Patrocínio.

A secretária de Educação, Eliane Vilar, destacou o privilégio em poder participar do encontro, no intuito de levar ações eficazes que possam gerar resultados em Garanhuns. “Quero registrar o meu agradecimento pela hospitalidade, principalmente ao ex-prefeito de Sobral, Veveu Arruda, que também é um dos idealizadores deste projeto. O seminário foi de grande importância para que nossa equipe possa atuar em parceria com o Educar pra Valer e implementar uma educação pública de qualidade em Garanhuns. Estamos muito animados com essa parceria”, finalizou a titular da pasta.