Semana do Dia de Garanhuns terá programação especial

publicado: 03/03/2017 15h45,
última modificação: 03/03/2017 15h45

Eventos em comemoração aos 206 anos do município acontecerão simultaneamente em diversos pontos

por EDMÉA UBIRAJARA

De 5 a 12 deste mês serão realizadas diversas atividades em comemoração ao Dia de Garanhuns. A data exata é 10 de março, mas a Prefeitura de Garanhuns, com o apoio do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns (IHGG), Câmara de Vereadores, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sesc Garanhuns, OAB Garanhuns, e o Grupo Caminhantes do Parque já planeja atividades desde o domingo.

No próximo domingo (5), está marcado para às 15h o lançamento do Projeto Domingo Cultural, da Secretaria de Turismo e Cultura. A primeira ação terá o tema: Garanhuns é Cultura com Poesia e é realizada em parceria com a Secretaria de Educação, no Parque Euclides Dourado. Para a atividade foram envolvidas as três bibliotecas do município. Durante toda a tarde foram planejados show instrumental de Filipe Botnik, apresentação dos alunos da Escola Gabriela Mistral com a música Amigos de Garanhuns, de autoria Celino Melo. Na mesma data Edilene Claudino Sobral – homenageada da Bienal do Livro este ano, recitará um cordel.

Ainda serão realizadas, também no Parque, a contação de histórias com Jackelinne Brasileiro e mostra das obras literárias do escritor Carlos Guedes. Ao fim do dia, Gonzaga de Garanhuns vai recitar cordéis de sua autoria engrandecendo a data, a cidade e as peculiaridades da região. O encerramento será ao som de piano, sax e instrumental com Fábio Cavalcanti e John Arislan. Também estará sendo realizada no mesmo local a Feira no Parque, das 14h às 19h no sábado (4) e das 9h às 19h no domingo (5).

No que se refere à Secretaria de Educação, desde a abertura do ano letivo são vivenciadas ações baseadas na história do município e o dia 6 de março será a culminância dessa iniciativa. A exposição Garanhuns, Minha História chegará à Escola Silvino Almeida, no bairro Manoel Chéu, às 13h30, e à Escola Monsenhor Tarcísio Falcão, nas proximidades da Igreja Santa Terezinha, no bairro Magano, às 15h.

Permanecendo no ambiente escolar, a oficialização da abertura do Projeto Maria da Penha vai à Escola será às 19h do dia 7 de março no Sesc. A ação é o resultado de mais uma parceria entre as Secretarias da Mulher e da Educação e o SESC Garanhuns.

Já a quarta-feira (8) será dedicada ao Dia Internacional da Mulher, mas também haverá espaço para celebrar o aniversário do município. Para às 19h está marcada uma Sessão Especial na Câmara de Vereadores em alusão aos 50 anos do Batalhão Duarte Coelho.

Na programação especial em alusão ao Dia de Garanhuns, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) preparou uma série de atividades que serão vivenciadas pela população nos seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s) – todas elas ocorrem na quinta-feira (09), durante a manhã e à tarde.

Às 9h do dia 9 de março, no Cras Bela Vista, haverá oficinas de confecção da bandeira de Garanhuns e uma breve explanação sobre a cultura da bandeira; no Cras Boa Vista, a origem da palavra Garanhuns e seus atrativos turísticos será o ponto de partida da vivência da data; já no Cras Heliópolis, os moradores poderão acompanhar a apresentação do Grupo de Violões do centro; e no Cras Quilombo, a origem da palavra Garanhuns e o histórico cultural do município volta a ser abordado. A partir das 14h da mesma data o Cras Magano vai oferecer aos seus assistidos uma exposição com miniaturas de pontos turísticos confeccionados com material reciclável, além de explanação sobre a história de Garanhuns, encenação teatral e apresentação de dança; e no Cras Várzea, no mesmo horário, haverá produção de maquetes e cartazes.

O dia 10 de março, o Dia de Garanhuns, começará ao som de fogos de artifício, nas colinas que margeiam o município, logo nas primeiras horas do dia. Às 10h, estão programadas uma Sessão Solene Dia de Garanhuns, na Câmara de Vereadores; palestra sobre a história de Garanhuns e entrega de títulos de cidadão garanhuense para personalidades locais. A participação de toda a população será evidenciada no sábado (11). Às 9h, a Caminhada Mulheres Rurais sairá do Centro Cultural com destino ao largo do Colunata.

O domingo (12) concentra a maior parte das atividades alusivas ao Dia de Garanhuns. O Grupo Caminhantes do Parque realizará caminhada com saída às 7h do Parque Euclides Dourado com destino ao Palácio Celso Galvão e ainda terá outra programação, também no Parque Ruber Van Der Linden, a partir das 9h30. O corte do bolo será também no dia 12 de março, logo após o hasteamento dos pavilhões oficiais, marcado para às 8h em frente ao Palácio Celso Galvão – sede do Poder Executivo Municipal. A cerimônia terá como fundo musical o repertório preparado especialmente para a ocasião pela Orquestra Sinfônica Manoel Rabelo. Às 10h30, na Igreja Presbiteriana Central, localizada na avenida Santo Antônio, os moradores poderão participar do culto de agradecimento.

A Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer também planejou um domingo de intensa programação, em parceria com o Sesc Garanhuns e a LW Esportes, no Parque Euclides Dourado. Serão oferecidos simultaneamente espaço de recreação, estandes de avaliação física, alimentos saudáveis (junto ao Banco de Alimentos do Sesc) com nutricionistas e distribuição de alimentos e, recicláveis – todos das 9 às 12h na alameda de entrada do Parque. No Espaço História, Yale Feitosa estará contando e interpretando histórias. Das 8h às 12h também estão previstos torneios de futebol de areia (masculino), de voleibol de areia (misto) e de futvôlei (misto) nas quadras de areia e de basquete (masculino) na quadra. No mesmo horário terá desafio de xadrez (misto) e mostra de artes marciais. E como não podia faltar aeróbica em meio às atividades, o aulão de zumba será das 9h às 11h.

Ainda no Parque Euclides Dourado, também no dia 12, a população contará com um Roda de Sanfona Especial, às 15h, juntamente com mais uma edição da Feira no Parque. Encerrando as comemorações, a partir das 19h, será celebrada uma missa em homenagem ao Dia de Garanhuns, na Catedral de Santo Antônio.

IHGCG – A programação organizada pelo Instituto será a partir da quinta-feira (9), com palestra sobre a História de Garanhuns para os estudantes da Escola Santa Joana D’Arc, no plenário da Câmara Municipal. No dia 10, às 19h, será realizada uma Sessão Magna em homenagem aos 206 anos de criação do município com palestras dos historiadores Igor Cardoso e José Cláudio Gonçalves, na sede do IHGCG. No mesmo local, outra ação programada para os dias 6 a 10 de março, das 9h às 13h, é a Exposição do Centenário da Hecatombe de Garanhuns.

DIA DE GARANHUNS – A descoberta de documentos oficiais possibilitou a mudança da data em que se comemorava o aniversário do município. De acordo com o Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns, equipes do Museu do Tombo de Portugal, descobriram que a localidade foi elevada à vila em 1811 em documento assinado por Dom João VI, o que para a época tinha status de município. O Dia de Garanhuns, que se refere a sua Data Magna, será sempre comemorado no segundo domingo de março.

Foto: Tetto Drone
Data: 03/03/2017
Atendimento á imprensa:
3762.0109