Segunda edição do Filig é aberta oficialmente

publicado: 16/10/2015 12h59,
última modificação: 17/10/2015 14h22

A abertura do evento foi realizada na noite de ontem (15),
no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc)

No ano em que o Festival Internacional de Literatura de Garanhuns (Filig) traz como tema “A poesia: rima e prosa da fantasia”, nada melhor do que iniciar as atividades do evento com os versos do cordelista Gonzaga de Garanhuns. Membro da Academia de Letras de Garanhuns e mestre do Reisado Garanhuns Cultural, Gonzaga recitou para o público presente no auditório do Sesc Garanhuns, na noite de ontem (15), dois cordéis de sua autoria. Um deles foi o seu primeiro cordel, produzido em 1973, “Lampião em Serrinha”. Após a apresentação, os organizadores deram boas-vindas a todos os participantes.

A mesa de abertura contou com a participação do curador do festival, Luciano Pontes, da diretora da Proa Cultural, Camila Bandeira, da representante da Ferreira Costa, Thuany Ferreira, da secretária de Educação de Garanhuns, Janecélia Marins, do secretário de Governo, Wanderley Gomes, e do vereador Audálio Ramos Filho, representando a Câmara de Vereadores de Garanhuns.

“Estamos felizes com o início de mais um festival que conta com a participação de renomados escritores e ilustradores. Também é importante destacar que o Filig não se resume a quatro dias de atividade. São várias as ações ao longo do ano com a proposta de incentivar a formação de leitores em Garanhuns”, afirmou Camila bandeira durante a abertura.

O curador Luciano Pontes também destacou o papel do Filig em valorizar os bens culturais através da literatura. “É por isso que convido todos vocês para se apropriarem deste evento, trocar experiência e aprendizados”, disse.

Para a secretária de Educação, Janecélia Marins, o Filig é um diferencial na educação “por incentivar que o conhecimento seja trabalhado de forma criativa e colaborativa. Que esta segunda edição do Filig possa contemplar um número expressivo de crianças, professores e da população da cidade”.

unnamed (8) unnamed (10) unnamed (11) unnamed (12)

Texto: G&M Comunicação
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)