Secretarias de Garanhuns realizam ação para estudantes autistas

publicado: 12/04/2022 12h07,
última modificação: 12/04/2022 12h07

A Prefeitura de Garanhuns promoveu nesta segunda-feira (11) um dia especial para estudantes com Transtorno do Espectro Autista. As atividades recreativas foram montadas no Lago São Francisco e encerraram a programação de Conscientização do Autismo. A ação foi realizada por meio de uma parceria entre as Secretarias de Assistência Social, de Educação e de Saúde.

Mais de 90 crianças e adolescentes foram inscritos pelos responsáveis para participar. “O objetivo foi fazer com que essas famílias pudessem se conhecer, que as crianças pudessem ter um dia de lazer com jogos e brincadeiras que estimulam o cognitivo”, afirmou Magda Letícia, Supervisora de Educação Especial.

No local, os pais também puderam aproveitar para realizar o cadastro para a confecção da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). De expedição gratuita, o documento, instituído pela Lei nº 13.977/2020 (Lei Romeo Mion), visa garantir atenção integral e prioridade no acesso aos serviços públicos e privados.
Ana Paula Vitalino tem dois filhos com Transtorno do Espectro Autista que estudam na Rede Municipal de Garanhuns. Isac e Josué são gêmeos, tem seis anos e estudam no CMEI Girlane Lira. “O dia foi bem agradável, onde nossos filhos foram acolhidos e eles ficaram bem à vontade, foi bem divertido”, declarou a mãe.

Atualmente a Rede Municipal de Garanhuns conta com mais de 160 estudantes com o espectro. As atividades lúdicas fazem parte do encerramento das ações da Semana de Conscientização do Autismo. Ao longo dos últimos dias foram realizadas formações, ações educativas e de mobilização.

Fotos: Fernando Henrique