Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico divulga oportunidades geradas pela instalação de parques eólicos

publicado: 20/08/2014 17h55,
última modificação: 04/09/2014 15h37

Workshop será nesta quinta-feira (21/08) em Garanhuns, centro da região que conta com seis projetos em implantação

Pernambuco vem avançando na produção de energia gerada pelos ventos e a região do Agreste Meridional conta com seis projetos de parques eólicos, alguns já em fase de instalação. Por isso, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDEC), em parceria com o Governo Municipal de Garanhuns, promove nesta quinta-feira (21/08), no município de Garanhuns, um workshop para divulgação de oportunidades geradas na região por tais empreendimentos.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns, Geandré Nogueira, afirmou que a partir desse Workshop os participantes poderão conhecer as oportunidades que surgirão. “Irão surgir várias vantagens, tanto para geração de empregos como para favorecer as empresas que irão se instalar no município, e a partir desse workshop os participantes poderão conhecê-las”, comentou.

O evento, gratuito, tem como público-alvo o empresariado da região, mas qualquer pessoa interessada pode participar. O workshop será realizado no auditório do Hotel Garanhuns Palace (Avenida Rui Barbosa, 626. Heliópolis – Garanhuns), das 19h às 21h.

De acordo com o secretário executivo de Gestão do Desenvolvimento da SDEC, Roberto Abreu e Lima, representantes de duas empresas desenvolvedoras de parques eólicos participarão do evento, a Casa dos Ventos e a Renova Energia. Durante o encontro, serão apresentados ao público a experiência de outros municípios que possuem parques já em operação.

“A instalação de um parque eólico afeta muito significativamente a geração de renda da região, que passa a contar com uma nova injeção de receita. Por esse motivo, é importante que os setores estejam preparados para aproveitar bem esta oportunidade”, explica o secretário executivo.

Roberto Abreu e Lima destaca, ainda, que já na fase de instalação os empreendimentos precisam de uma série de serviços, que vão desde a instalação de banheiros químicos até o fornecimento de refeição para os operários. “Esses são serviços que podem muito bem ser prestados por empresas do próprio município ou região”, comenta.

Além de contar com um polo de fabricação de equipamentos eólicos, com várias indústrias instaladas no Complexo Industrial Portuário de Suape, Pernambuco conta, ao todo, com 30 parques em fase de projeto ou construção e cinco já em fase de operação. Os empreendimentos estão distribuídos em 14 municípios, somando mais de R$ 3 bilhões em investimentos.

Segundo levantamento feito pela SDEC, os parques já em operação estão situados nos municípios de Gravatá, Macaparana e Pombos, no Agreste. Os demais estão sendo projetados ou em fase de construção em Araripina, Caetés, Capoeiras, Iati, Garanhuns, Paranatama, Pedra, Pesqueira, Poção, Saloá, Tacaratu e Venturosa.

Serviço:

O que? Workshop sobre oportunidades geradas pela instalação de parques eólicos
Quando? Quinta-feira, dia 21/08, das 19h às 21h
Onde? Auditório do Hotel Garanhuns Palace (Avenida Rui Barbosa, 626. Heliópolis – Garanhuns)
Acesso: Entrada gratuita. Não é necessária inscrição prévia.


Crédito Texto: Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, com adaptações da SECOM/PMG.