A Secretaria de Saúde de Garanhuns promoveu ao longo deste mês de setembro diversas atividades coletivas, oficinas e ações extramuro como forma de promoção do Setembro Amarelo, campanha voltada para prevenção ao suicídio por meio do diálogo. A equipe da Rede de Atenção Psicossocial atuou de forma integrada, com uma programação diversificada, que teve culminância nessa quinta-feira (28), com uma ação na feira livre da Oliveira Lima, no bairro Heliópolis.
A atividade de ontem contou com participação da equipe dos Centros de Atenção Psicossocial – Caps 24H e Caps AD, onde foi realizada a distribuição de material informativo e educativo sobre a campanha. O grupo também promoveu ao longo deste mês palestras sobre o tema, de forma descentralizada junto às comunidades e em instituições públicas, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), os Centros de Referência em Assistência Social (Cras’s) e o 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM).
“É muito importante promover estes diversos tipos de abordagem, levando conhecimento e uma forma de apoio para as pessoas. E a equipe multiprofissional dos Caps’s está sempre à disposição, para abrir canais de diálogo com pessoas em sofrimento psíquico, seja por meio dos nossos grupos terapêuticos ou com acompanhamento em saúde mental”, destaca a coordenadora de Saúde Mental do município, Geane Melo.
Setembro Amarelo – Setembro Amarelo marca a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Durante todo o mês, a iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para a importância de discutir e promover ações a respeito do suicídio. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), desde 2014, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Brasil realiza essa campanha de conscientizar a sociedade e fomentar com informações relacionadas à prevenção do suicídio no país.
Assessoria de Comunicação – Secretaria de Saúde de Garanhuns
Fotos: Sérgio Neves e Secretaria de Saúde de Garanhuns