A Secretaria de Educação de Garanhuns promoveu nesta terça-feira (26) uma experiência diferente para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino. Chamado de Dia D das Ciências na EJA, o projeto levou professores para uma noite de aula em um formato diferente. O objetivo da ideia foi despertar o interesse pela Ciência.
“Tivemos todo cuidado com o transporte para trazer os estudantes das outras três escolas que oferecem EJA, a merenda também preparada especialmente para os alunos e os seis professores altamente preparados para proporcionar o momento”, afirmou Tércio Viana, supervisor de Ciências da Secretaria de Educação.
A iniciativa aconteceu no Colégio Padre Agobar Valença, uma das unidades que oferecem a modalidade de ensino. Seis professores de Ciências apresentaram diferentes temas, como astronomia, biogênese e mitos que já foram desmistificados por estudos científicos. As salas também contaram com experimentos que tiveram a participação dos estudantes.
“A gente está aqui totalmente entusiasmado, podendo dar uma oportunidade para esses alunos participarem de uma aula em que eles trabalham o laboratório didático móvel, por exemplo”, expressou a professora Tatiane Oliveira.
Essa é uma das iniciativas realizadas pela Prefeitura de Garanhuns que aproximam os estudantes da área científica. Recentemente outras ações foram promovidas para a Rede Municipal, como um aulão preparatório para a Olimpíada Nacional de Ciências e aquisição dos laboratórios móveis didáticos, que permitem aulas práticas ainda mais atrativos.
“Sou da Escola Jaime Luna, na Cohab 3, e hoje vim pra o Agobar. Esse projeto de Ciências tem vários assuntos, como a vida e astronomia. Está sendo muito legal”, disse o estudante Pedro Rafael após visitar as primeiras salas.
Em outubro será realizada a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, que destaca os projetos e ideias das escolas municipais. A Abertura Oficial será realizada no dia 16 do próximo mês, no auditório da UPE.
Fotos: Vinicius Vilela