Secretaria de Educação participa do seminário “Pacto Nacional pela Alfabetização: pesquisa e prática docente em discussão”

publicado: 24/02/2015 11h40,
última modificação: 24/02/2015 11h41

Evento que acontece em Olinda finaliza mais uma etapa do Pnaic em todo o Estado

A Secretaria de Educação e Esportes (Seduce) está participando hoje (24) da finalização de mais uma etapa do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Ministério da Educação, Secretaria Estadual de Pernambuco, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Secretarias Municipais de Educação do Estado e está sendo realizada no Centro de Convenções de Olinda, das 9h00 às 17h30 até a próxima quinta-feira (26).

Com o tema “O Pacto Nacional pela Alfabetização: pesquisa e prática docente em discussão”, o seminário visa finalizar os trabalhos relativos ao Pnaic 2014 por meio de palestras, comunicações de pesquisa, relatos de experiências de professores, orientadores de estudo e coordenadores, além da exposição de materiais didáticos e apresentação do Pnaic 2015.

Dois trabalhos pedagógicos desenvolvidos pelos professores da Rede Municipal de Ensino, ao longo de 2014, foram escolhidos e serão apresentados no seminário. O projeto “Brincando também se aprende” será relatado pela professora Larissa Girlleide e os professores Carlos Alberto e Maria Vanísia apresentarão o trabalho “Medindo com a flor do mamulengo”.  Além disso, participam da ocasião a secretária de Educação, Janecélia Marins, a diretora de Ensino, Edilene Vilaça, a coordenadora municipal do Pnaic, Maria Betânia e nove supervisores da Seduce que também são orientadores de estudos do Pacto no município.

Pnaic – O Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa é um programa do Governo Federal. A iniciativa é um compromisso assumido pelos entes governamentais de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade ao final do 3º ano do ensino fundamental. No ano passado em Garanhuns, foram atendidos 203 professores, na sede e no campo, em turmas do primeiro ciclo do Ensino Fundamental – do 1º ao 3º ano -, com um total de 5.119 estudantes participantes, além dos coordenadores pedagógicos que participaram efetivamente das formações. O município fez adesão ao programa no ano de 2013.

Secretaria de Educação participa do seminário Pacto Nacional pela Alfabetização pesquisa e prática docente em discussão 2

Texto e fotos: Samara Pontes
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)