Secretaria de Educação de Garanhuns realiza reuniões com comunidades sobre diretrizes das escolas municipais

publicado: 28/09/2023 12h49,
última modificação: 28/09/2023 12h49

A Secretaria de Educação de Garanhuns está realizando um feito inédito na Rede Municipal de Ensino. Desde o mês de março deste ano foi iniciada a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP), um importante documento norteador das escolas, que apresenta os objetivos da instituição e traça as estratégias para que a escola possa alcançar suas metas. Pela primeira vez 100% das escolas municipais estão passando pelo processo. A atual fase é de validação, processo que conta com a participação das comunidades em que as unidades de ensino estão inseridas.

O PPP expressa proposta curricular, diretrizes para formação de professores e procedimentos para gestão pedagógica. A estrutura do documento traz toda contextualização histórica, incluindo as características sociais, culturais e da escola. “Somente duas de nossas escolas tinham o documento finalizado e que mesmo assim precisando de atualização. Iniciamos ainda em 2021 um levantamento do que seria preciso para que alcançássemos a conclusão da documentação de todas as escolas. Estamos no aproximando da finalização em todas as 58 unidades, é um verdadeiro marco para a Educação de Garanhuns”, destaca Rodolfo Alves, secretário Executivo de Educação.

Nesta etapa as escolas do campo estão convocando toda comunidade para ouvir sobre as prioridades e apresentar a proposta do plano de ação. “É muito importante, é um momento histórico para a comunidade, que depois de 40 anos vai ser reconhecida com esse registro”, expressou Michelli Romeira, moradora do Sítio Estivas, em que está localizada a Escola Batista da Esperança.

O trabalho passou pelas fases de planejamento, análise de dados, definição de prioridades, metas e ações da escola, processos coordenados pela equipe gestora da escola. Em breve, as unidades localizadas na sede também vão fazer a escuta da população. A construção vem sendo acompanhada pela professora Sonia Lima.

“Por ser um documento de caráter político e pedagógico, é necessário a colaboração de muitas mãos, profissionais, equipes pedagógicas, estudantes, comunidade, todos em prol da sua unidade de ensino. Todo processo tem sido gratificante, já que muitas escolas estavam precisando desse documento, é o reconhecimento de onde estão e o caminho que precisam percorrer”, explicou Izabel Gabriel, que faz parte da comissão que acompanha o desenvolvimento dos PPPs em toda Rede Municipal.

Fotos: Vinicius Vilela