Secretaria de Educação de Garanhuns inicia oficinas do Programa de Promoção de Saúde Mental nas escolas

publicado: 30/05/2023 14h23,
última modificação: 30/05/2023 14h23

A Secretaria de Educação de Garanhuns realizou a primeira oficina do Programa de Promoção de Saúde Mental nas Escolas Municipais. O principal objetivo da ação foi proporcionar um momento de integração para os professores, apresentando a proposta do programa, que será direcionado aos estudantes das escolas envolvidas. A oficina foi conduzida pela professora Claudimara Chisté Santos e teve como público-alvo os professores dos Anos Finais da EFITI Governador Miguel Arraes de Alencar, uma das escolas participantes do projeto de implementação do serviço de Psicologia Escolar.

A oficina teve como propósito facilitar uma vivência de atenção e escuta por parte dos profissionais em relação aos significados da escola em suas próprias vidas. Essa abordagem visa fortalecer o entendimento dos professores sobre a importância da saúde mental na comunidade escolar, promovendo um ambiente propício para o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

O Programa de Promoção em Saúde Mental nas Escolas Municipais de Garanhuns é uma parceria da Seduc com a Universidade de Pernambuco e contempla ações de ensino, pesquisa e extensão da UPE. “O envolvimento dos professores é essencial para que as ações sejam implementadas, porque são eles que atuam diretamente no desenvolvimento dos alunos, vivenciando todas as dificuldades e muitas vezes sendo impactados por elas. Ao todo foram 16 profissionais que colaboraram prontamente e contribuíram muito com toda a proposta. Agora podemos iniciar a etapa de envolvimento dos adolescentes”, afirma Claudimara Chisté Santos.

“Durante a prática tivemos a oportunidade de representar nossas vivências escolares. Tudo isso me fez recordar o verdadeiro sentido de estar fazendo parte desse projeto. Além disso, foi impactante relembrar algo tão crucial para todos que para cuidar do outro antes de tudo é necessário cuidar de si, pois a educação e saúde mental deverão sempre andar juntos”, disse a professora Jacqueline Ferreira de Lima.

No próximo mês serão iniciadas as atividades voltadas diretamente para os estudantes. Mais de 2.500 estudantes devem ser atendidos nesta primeira etapa das ações.

Fotos: Vinicius Vilela