Secretaria de Educação de Garanhuns inicia Curso de Libras para professores das escolas municipais

publicado: 08/05/2024 14h49,
última modificação: 08/05/2024 14h49

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, iniciou nesta terça-feira (07) o Curso de Libras para os professores que fazem parte da Rede Municipal de Ensino. As aulas serão realizadas uma vez por semana na Sede da Secretaria de Educação. O objetivo é promover uma inclusão em sala de aula com os estudantes surdos.

O curso que está sendo oferecido é de Nível básico e exclusivamente para os professores. Inicialmente foram abertas 30 vagas, mas diante da grande demanda, foram formadas duas turmas, totalizando 60 inscritos. Este curso tem como objetivo orientar os profissionais a se comunicarem de forma eficaz com estudantes surdos, promovendo uma inclusão mais efetiva em sala de aula.

O curso terá duração de 2 meses e meio e será ministrado pelo professor Ewerton Cândido. “O curso está voltado para os profissionais da educação para que eles possam ser difusores da língua de Sinais dentro das suas instituições e também um dos objetivos é promover a inclusão social, seja encontrando um surdo na rua ou nas instituições”, afirmou o professor.

“Temos acolhido cada vez mais estudantes surdos na Rede Municipal de Ensino e precisamos da comunicação com eles. Por isso decidimos formatar esse curso juntamente com a equipe da Educação Especial. Precisamos nos debruçar nesta língua e aprender para fazer o acolhimento dos nossos estudantes”, explicou Wilza Vitorino, secretária de Educação de Garanhuns.

Através do aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras), os participantes desenvolvem habilidades para compreender e se expressar na língua utilizada pela comunidade surda, facilitando a interação e a troca de conhecimento. A professora e gestora da EFITI Prefeito Amílcar da Mota Valença, na Cohab 2, Michella Monteiro, se inscreveu para participar do curso e expressou as expectativas que tem para os próximos meses. “É necessário a gente enquanto escola, principalmente as integrais, ter essa habilidade para trabalhar com as crianças que estamos recebendo a cada dia. Precisamos trabalhar a inclusão começando pela gestão das escolas”, disse.

Outras turmas devem ser abertas ao longo do ano para os profissionais administrativos que atuam nas escolas municipais de Garanhuns.

Fotos: Vinicius Vilela