Secretaria da Mulher realizará capacitação para profissionais do Hospital Regional Dom Moura

publicado: 10/02/2015 11h45,
última modificação: 10/02/2015 11h45

A capacitação acontecerá no mês de março

A Secretaria da Mulher de Garanhuns, em parceria com o Hospital Regional Dom Moura (HRDM), irá realizar, no mês de março, uma capacitação para as equipes de urgência da referida unidade de saúde. O objetivo da parceria, firmada na manhã de ontem (09) é, sobretudo, preparar os profissionais da área da saúde para oferecer às mulheres vítimas de violência um acolhimento solidário, humanizado e integrado.

As mulheres que se encontram em situação de violência são as usuárias mais frequentes dos serviços de saúde. Diante disso, a Secretaria da Mulher ofereceu a proposta de treinar as equipes de saúde para identificar os casos de violência doméstica e familiar, e encaminhar para o atendimento mais adequado. A secretária da Mulher, Eliane Vilar, destaca a importância desse trabalho em parceria com profissionais de saúde. “Isso é um marco que irá integrar os serviços de proteção e acolhimento às mulheres vítimas de violência em Garanhuns e no Agreste Meridional”, afirma.

Eliane Vilar explica, ainda, a maior necessidade de atenção para com as mulheres que sofreram violência sexual. “Tratando-se da mulher vítima de violência sexual, é importante frisar essa necessidade. A Lei 12.845, de 1° de agosto de 2013, detalha todo o procedimento a ser observado no atendimento emergencial, integral e multidisciplinar, visando o controle e o tratamento dos agravos físicos e psíquicos, decorrentes da violência sexual. Essa parceria com o Dom Moura é, realmente, um marco para o fortalecimento das mulheres em nosso município”, reforça a secretária.

Texto: Ruthe Santana
Foto: Secretaria da Mulher