Momento serviu para discutir a possibilidade da criação de um comitê em Garanhuns
A Secretaria da Mulher de Garanhuns recebeu, na semana passada, a visita de representantes da Marcha das Mulheres Negras de Pernambuco. Na ocasião, foi discutida a possibilidade da criação do Comitê das Mulheres Negras de Garanhuns, para fortalecer o protagonismo dessas mulheres na cidade, frente ao racismo e outras questões constantes nas relações sociais.
Com data ainda a definir, será realizado o lançamento oficial do comitê municipal, que contará com representação estadual e com as mulheres negras da cidade. “No Brasil, temos 49 milhões de mulheres negras e, muitas delas, vivem a face mais cruel da violência, aliada ao racismo e ao sexismo. Sendo a base para o desenvolvimento econômico e político do Brasil, estão, ainda, na invisibilidade da história, enfrentando a negação da existência, reivindicando a inclusão e percebendo que a exclusão ganha a cada dia novas formas”, enfatiza a secretária da Mulher, Eliane Simões.
Eliane também falou da importância desse tipo de ação em Garanhuns. “Em uma cidade com tantos sítios quilombolas, abrir espaços de discussões com a sociedade sobre essas questões, é função do poder público e dever dos agentes que fomentam políticas públicas no nosso município”, ressalta a titular da pasta.
Marcha das Mulheres Negras – A estrutura da desigualdade de raça e de gênero se mantém por meio da concentração de poder racial. A Marcha das Mulheres Negras tem o intuito de denunciar a ação sistemática dessas práticas que afasta até mesmo a cultura, os saberes e a continuidade do legado ancestral.
Texto: Samara Pontes [Com informações da Secretaria da Mulher de Garanhuns]
Foto: Secretaria da Mulher
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)