Saúde: Equipe de médicos participa de capacitação sobre doenças renais e hanseníase

publicado: 09/05/2019 19h51,
última modificação: 09/05/2019 19h51

Iniciativa busca aprimorar a prática clínica dos profissionais em cada área

09 de maio de 2019

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio das Coordenações de Atenção Básica e Educação Permanente, promoveu nesta quinta-feira (09), no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), em Garanhuns, um aprimoramento profissional sobre “Doenças Renais, Tratamento e Diagnóstico de Hanseníase”. O público-alvo da iniciativa foram os médicos da Atenção Básica e os estudantes do internato médico do município. Estiveram presentes na ocasião a titular da pasta de Saúde, Nilva Mendes; além da equipe da Secretaria de Saúde, representantes da Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (Upae) e da V Gerência Regional de Saúde (V Geres).

Os participantes foram acolhidos pela coordenação de Atenção Básica e pelo responsável técnico médico da Secretaria de Saúde, Ulisses Pereira. “Este já é um segundo encontro, onde buscamos abordar temas da nossa prática clínica diária. Rever com um especialista os conceitos e as condutas apropriadas para cada um desses blocos é algo vital, para que tenhamos assim, uma melhor assistência nas nossas Unidades Básicas de Saúde”, afirmou o médico, que também foi o mediador das palestras realizadas.

O nefrologista e chefe do Serviço de Nefrologia do Hospital Perpétuo Socorro, Gustavo Dias Prutchansky, ministrou a palestra sobre “Doenças Renais Crônicas”. Logo em seguida, profissionais da V Gerência Regional de Saúde e da Central de Regulação de Garanhuns repassaram informes técnicos relacionados ao sistema de regulação de cada órgão.

Já o tema “Diagnóstico e Tratamento de Hanseníase na Atenção Básica” foi abordado pela dermatologista e médica legista, Ana Cristina Monteiro. A secretária de Saúde, Nilva Mendes, destacou a importância do momento para os médicos do município. “O beneficiário final de todas as capacitações é a população que busca os serviços do Sistema Único de Saúde. Além disso, preparar os profissionais para exercer sua função com excelência é um dos compromissos da gestão”, pontuou a titular da pasta.

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)
Atendimento à imprensa: (87) 3762-0109