Saúde de Garanhuns é premiada durante Mostra do SUS em Brasília

publicado: 08/07/2019 19h11,
última modificação: 09/07/2019 16h14

Saúde de Garanhuns é premiada durante Mostra do SUS em Brasília
Trabalho apresenta experiências exitosas desenvolvidas no município

08 de julho de 2019

O trabalho da Secretaria de Saúde de Garanhuns foi premiado, durante a “16ª Mostra Brasil Tem SUS”, edição 2019, que ocorreu de 2 a 5 de julho, dentro da programação do XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Brasília, no Distrito Federal. Dentro da temática de Atenção Básica, foi apresentado o “Relato de Experiência: Práticas Integrativas e Complementares no grupo de tabagismo em uma Unidade de Saúde da Família em Garanhuns”. O trabalho foi realizado pela profissional de enfermagem da pasta, Lívia Carvalho.

A mostra contou com a apresentação de 500 trabalhos de todo o país. Deste total, 88 experiências foram premiadas, incluindo a prática desenvolvida em Garanhuns. O momento também promoveu o intercâmbio entre práticas municipais bem-sucedidas dentro do âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). “Foi uma experiência gratificante, onde a troca de saberes foi muito válida, e estive representando a profissionais da Secretaria de Saúde e também o município de Garanhuns”, declarou a enfermeira Lívia Carvalho.

Dentro do relato de experiências dos pacientes apresentada, foi abordada a utilização das práticas integrativas e complementares no grupo de tabagismo da Unidade Básica de Saúde (UBS) Heliópolis, com o objetivo de reduzir gradualmente o número de cigarros fumados pelos participantes; por meio de palestras, atividades físicas, rodas de conversa e terapias.

O trabalho foi desenvolvido pelos profissionais da UBS Heliópolis, em conjunto com o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar com Ênfase em Gestão do Cuidado do Hospital Regional Dom Moura (HRDM), e o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família com ênfase em Saúde do Campo.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Nilva Mendes, a premiação reconhece o trabalho desenvolvido pela gestão, no âmbito da promoção, prevenção e recuperação da saúde da população. “Nosso compromisso com as pessoas que fazem uso do SUS é diário, e as abordagens para controle do tabagismo fazem parte desse processo. Esta premiação nos enche de orgulho e nos incentiva a continuar trabalhando em prol da população garanhuense”, pontuou a titular da pasta.

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)
Com informações e fotos da Secretaria Municipal de Saúde
Atendimento à imprensa: (87) 3762-0109