Samu Garanhuns celebra cinco anos de implantação

publicado: 07/06/2018 22h40,
última modificação: 11/06/2018 16h55

Comemoração foi realizada nesta quinta-feira (07), no Centro Administrativo II

texto e fotos por AQUILLES SOARES
com informações da Secretaria Municipal de Saúde
07 de junho de 2018

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) completou recentemente cinco anos de atividades em Garanhuns. Em comemoração à data, uma solenidade foi realizada nesta quinta-feira (07), na sede do órgão, localizada no Centro Administrativo II. Além dos profissionais do serviço, o momento contou com a participação do deputado estadual, Álvaro Porto; do vice-prefeito de Garanhuns, Haroldo Vicente e do vereador, Ary Souto. Também estiveram presentes a secretária municipal de Saúde, Nilva Mendes; o secretário de Governo, Articulação Política e Ouvidoria, Mewtton Araújo; a coordenadora do Samu Garanhuns, Michely Cavalcanti e outros convidados.

Na ocasião, os profissionais discutiram um pouco sobre o seu trabalho junto à sociedade e a responsabilidade dessa atuação. Também foram entregues os certificados de participação no curso de Suporte Básico de Vida (SBV), realizado em abril. A secretária de Saúde, Nilva Mendes, aproveitou a ocasião para parabenizar os profissionais. “Fui uma das pessoas que lutou pela implantação do Samu aqui há cinco anos atrás, e hoje trabalhando junto dessa equipe, deposito toda minha confiança nesse serviço que é essencial para população de Garanhuns e região”. Após a fala da titular da pasta, um coffe break foi servido aos participantes.

A coordenadora do Samu em Garanhuns falou sobre o serviço oferecido no município e sobre a importância do mesmo. “Buscamos a cada dia nos aperfeiçoar para proporcionar o socorro dos pacientes, contribuindo sempre para salvar vidas. Nossa equipe segue fortalecida e unida nesse propósito”, afirmou Michely Cavalcanti.

Parte da equipe técnica do serviço esteve presente, participando também de um momento religioso com o padre José Emerson Alves. Atualmente, o Samu Garanhuns é formado por 30 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas e auxiliares de serviços gerais. Estes profissionais realizam atendimento de urgência e emergência, por meio de dois veículos: a Unidade de Suporte Avançado (USA), a Unidade de Suporte Básico (USB).