Reisados de Garanhuns se tornarão Patrimônio Cultural do Brasil

publicado: 08/10/2014 16h05,
última modificação: 08/10/2014 16h05

Os cinco reisados atuantes de Garanhuns estão entre os grupos que serão reconhecidos

Os grupos de ciranda e de reisado de Pernambuco estão no processo de se tornarem Patrimônios Culturais do Brasil. A Secretaria de Cultura de Garanhuns está mobilizada para coletar as assinaturas de alguns grupos da população, que servirão como uma das garantias de institucionalizar o título para os reisados do município, juntamente com outros grupos do Estado. A partir de amanhã (09), os abaixo-assinados estarão disponíveis na abertura oficial do Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns (Filig), no Pau Pombo, e depois seguirão para pontos estratégicos definidos pela Secretaria, a exemplo do Sesc e do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti.

Pesquisadores, produtores culturais e demais admiradores podem assinar o registro que ajudará na efetivação do processo que irá garantir a continuidade, entre outros benefícios, dos grupos de ciranda e de reisados pernambucanos. Os abaixo-assinados estarão disponíveis até o dia 20 de outubro. Após esse processo, as Secretarias de Cultura enviarão o pedido oficial para o Governo do Estado, e, em seguida, será realizado um evento na cidade do Recife, com data ainda a ser divulgada, para o anúncio do reconhecimento desses grupos culturais.

De acordo com a secretária de Cultura do município, Cirlene Leite, os reisados da cidade se tornarão um bem que serão preservados dentro da política pública do país. “Agora não somente nós, como Governo Municipal, mas toda a população terá o dever de cuidar desse patrimônio. No caso dos grupos daqui, nós poderemos, a partir dessa iniciativa, solicitar uma série de coisas em prol desses reisados, pois agora, mais do que nunca, eles precisam ser preservados”, registra a secretária.

A iniciativa – Entre os anos de 2012 e 2014 o Governo do Estado realizou o Inventário Nacional de Referências Culturais da Ciranda e do Reisado. A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), após concluir esses inventários, apresentou o intuito de registrar esses grupos como Patrimônios Culturais do Brasil. A pesquisa encontrou 28 grupos de ciranda vigentes, onde, 17, são da Região Metropolitana do Recife e 11 da Zona da Mata Norte. Os reisados foram encontrados tanto em Recife, quanto em Garanhuns, Capoeiras (povoado da Maniçoba), Paranatama, Águas Belas, Arcoverde, Sertânia, Pedra, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande e Tacaratu.

Reisados de Garanhuns – A “Suíça Pernambucana” é a cidade com o maior número de reisados em atuação de Pernambuco. Existem atualmente cinco grupos formalizados que seguem com apresentações durante todo o ano em diferentes regiões. Os grupos “Garanhuns Cultural”, “Mestre João Tibúrcio”, “Os três Reis do Oriente”, “Santíssimo Redentor” e “Unidos com Alegria” são os reisados que representam Garanhuns por onde passam.

Texto: Samara Pontes
Foto: Divulgação/Arquivo Secom