Após apresentação, grupo garanhuense visitou Secretaria de Assistência Social
Um dos polos mais movimentados do 25º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), o palco da Cultura Popular, no centro da cidade, recebeu, na manhã desta quinta-feira (23), a apresentação do Reisado Unidos com Alegria, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Heliópolis. O momento ficou ainda mais especial com o Reisado Raio de Luz, da cidade de Iati. Os dois grupos, somando mais de 50 integrantes, ocuparam o palco em uma única apresentação.
O Reisado Unidos com Alegria tem seus ensaios, semanais, realizados na sede do Cras Heliópolis, vinculado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Secretaria de Assistência Social (SAS). Atualmente, cerca de 40 pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, integram o reisado.
A apresentação, cheia de cores e dos sons da tradicional dança, foi conduzida pelo mestre Gonzaga de Garanhuns. Moradores e turistas que passeavam pela avenida Santo Antônio paravam para observar a manifestação. Além dos reisados, esta quinta-feira conta, ainda, com apresentações da GRE Garanhuns, Clube Indígena Canindé, Cavalo Marinho Estrela de Ouro, Caboclinho União 7 Flexas e Coco de Mulheres.
Garanhuns é o município de Pernambuco que possui o reisado, em atividade, mais antigo do Estado, que é o “Três Reis do Oriente”. A Secretaria de Cultura Municipal vem articulando junto ao governo do Estado o tombamento da manifestação como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil.
Texto: Cloves Teodorico
Fotos: Socorro Carvalho/ Divulgação
Informações para a imprensa: (Secom/PMG)