Cerca de 600 crianças e adolescentes com deficiência são estudantes de escolas municipais
21 de agosto de 2018
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, cerca de 600 crianças e adolescente com deficiência são estudantes da Rede Municipal de Ensino. Desta forma, é importante promover um ambiente cada vez mais inclusivo dentro das salas de aula. Durante a manhã desta terça-feira (21), foi aberta a Semana da Pessoa com Deficiência dentro da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns. A cerimônia de abertura aconteceu no Teatro Luiz Souto Dourado e contou com a participação da secretária de Educação, Eliane Vilar e sua equipe gestora, além da presença dos alunos das escolas municipais, com pais e professores.
A abertura foi marcada pela apresentação cultural da música “Ser diferente é normal”, dos estudantes da Escola Municipal Artur Brasiliense Maia. Uma mesa temática com a discussão sobre “O ser humano faz a diferença ou a diferença faz o ser humano?”, foi ministrada pela professora Norma Vasconcelos. Após o momento de discussão, foi realizada uma exposição de experiências com as professoras Eneida dos Santos, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Garanhuns; Ianê Silva, especialista em Psicopedagogia e Educação Especial; Lenice Couto, do Centro de Apoio Pedagógico a Pessoa com Deficiência Visual (Cap) e Socorro Sarmento, da Escola Dom Juvêncio de Brito. A professora Rosineide Chaves encerrou o evento.
Segundo a secretária de Educação, Eliane Vilar, é importante vivenciar a semana para fortalecer ainda mais a inclusão dentro das escolas. “Um dos nossos principais objetivos como Educação é investir em um processo de inclusão e fortalecer toda a Rede de Ensino. Por isso, é muito importante vivenciar essa Semana da Pessoa com Deficiência junto aos professores, estudantes e pais de alunos”, explicou.
Semana da Pessoa com Deficiência — O Governo Municipal de Garanhuns está vivenciando a semana da pessoa com deficiência, desde a última quinta-feira (16), quando ocorreu a abertura oficial da comemoração junto ao Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comud). Na próxima segunda-feira (27), será promovido pela Secretaria de Assistência Social, o projeto Artincluir, que visa incentivar o debate e a reflexão sobre dever da igualdade. O momento irá acontecer no Parque Euclides Dourado e contará com um show de talentos. Mais atividades serão promovidas até o dia 31 de agosto.
Texto e fotos: Daniela Batista — (Secom/PMG)
com informações da Secretaria de Educação
Atendimento à imprensa: (87) 3762-0109