Rede Municipal de Ensino de Garanhuns participa de ações do programa Escola da Terra

publicado: 07/05/2024 13h51,
última modificação: 07/05/2024 13h51

Esta semana a Rede Municipal de Garanhuns vivenciou novas atividades do programa Escola da Terra. O 1º Tempo Comunidade teve como finalidade a formação de professores e gestores das escolas e visitas às comunidades e unidades de ensino. O objetivo é a integração entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Secretaria de Educação e escolas municipais. O programa visa o fortalecimento da Educação do Campo e Educação Quilombola.

Atualmente, o município conta com 15 escolas do campo e 5 unidades de ensino quilombolas. Neste primeiro momento a visita às escolas e comunidades teve a proposta de apresentar como vem sendo feito o trabalho nestas escolas. Durante esta semana, as equipes foram às Escolas Municipais Ernesto Gueiros (Comunidade Quilombola do Caluete) e Francino Albino (Comunidade Quilombola do Estrela).

“O programa tem o objetivo de formar os professores que atuam nestas escolas e também ter alternância pedagógica, que são momentos de estudos na universidade e os momentos de diálogo nas comunidades e, com isso, a gente vai fazendo essa integração entre gestão da escola, lideranças das comunidades e equipe da Secretaria de Educação, junto à Universidade Federal de Pernambuco”, afirmou Carlos Barros, diretor de Ensino da Secretaria de Educação.

A Escola da Terra é um programa do Ministério da Educação executado pela UFPE/CAA e tem o objetivo de promover a melhoria das condições de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes do campo e quilombolas em suas comunidades, por meio do apoio à formação de professores que atuam nas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Cristiane Rocha, professora da UFPE, vem acompanhando o desenvolvimento das ações. “Este programa veio para fortalecer a Educação do Campo e a Educação Quilombola. Foram dois dias de muito aprendizado, onde eu tive a oportunidade de conhecer duas escolas e falar com professores e gestores de Garanhuns a respeito desses temas tão importantes e atuais”, disse.

Fotos: Vinicius Vilela